Artigos científicos do professor Odir Dellagostin estão entre os mais citados do país na área de Microbiologia

dsc06884.JPGA revista Ciência in Foco, uma publicação da Sociedade Brasileira de Microbiologia, na sua edição número 20, de abril de 2013, traz um dossiê da produção científica em Microbiologia no Brasil em 2009. Neste artigo é relatada a análise de toda a produção científica daquele ano. Como parâmetro para aferir a qualidade da produção, foram avaliadas as citações que cada publicação teve em artigos científicos publicados em 2010. Esta análise revela o ranking das instituições e dos pesquisadores da área de Microbiologia.
Entre as cinquenta instituições brasileiras que mais publicaram artigos de Microbiologia em 2009, a UFPel figura na respeitosa 26ª posição. Na lista dos 100 autores mais citados, o nome do Prof. Odir Dellagostin, do Núcleo de Biotecnologia do CDTec, aparece em 22º lugar. O nome dele é o único da UFPel a fazer parte da lista. “Este é um destaque que muito nos orgulha, pois é o reconhecimento da qualidade do trabalho que desenvolvemos aqui na Biotecnologia”, comentou o Prof. Odir. “Cabe destacar que este é um trabalho realizado em equipe, e que diversos colegas professores, alunos de mestrado e doutorado, bem como de iniciação científica colaboraram para esta produção”, acrescentou.
O Prof. Odir é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq. Durante sua carreia, publicou mais de 120 artigos científicos que têm mais de 2.700 citações. Já orientou 21 estudantes de doutorado e o mesmo número de estudantes de mestrado, pelos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Veterinária.

Publicado em 12/04/2013, na categoria Notícias.