Pesquisa aponta público dos Ciclos de Filosofia e Cinema da UFPel

Projeto de Extensão anual do Departamento de Filosofia da UFPel, os Ciclos de Filosofia e Cinema sempre contaram com um público diversificado, que é composto por pessoas da comunidade em geral e estudantes de diferentes formações e níveis de escolaridade. Buscando ter uma ideia mais precisa sobre o público e sua diversidade, foi realizado um levantamento parcial (no ano de 2012) do público presente nas sessões.

Para compreender o levantamento parcial (realizado por meio do preenchimento de alguns dados do espectador no verso do bilhete de entrada), é preciso compreender que a sala do Centro de Integração do Mercosul possui 90 lugares, que são apresentadas 30 obras cinematográficas por ano, o que perfaz um total de 2.700 espectadores, caso a sala estivesse sempre lotada e o público fosse diferente a cada vez. A média anual de público, por sua vez, gira em torno de 2.500 espectadores.

O levantamento realizado pelo coordenador do Ciclo, professor Luís Rubira, e por sua equipe de bolsistas PROBEC, indicou que pelo menos 400 diferentes pessoas frequentaram ao menos uma sessão de cinema no Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico”. A diversidade e riqueza de profissões, níveis de escolaridade e faixa etária mostrou-se além do esperado. Foi constatada a participação de, em média, mais de 70 profissionais de diferentes áreas (de lavradores a juízes com pós-graduação), bem como de 60 diferentes cursos da Universidade (o que inclui estudantes da UFPel e de outras instituições como UCPel, IFSul e até estrangeiras). Por outro lado, expressiva é a participação de professores, médicos, psicólogos, advogados e servidores públicos da comunidade em geral. Já em relação aos estudantes, destaca-se a presença em maior número de estudantes de Medicina e Filosofia da UFPel, seguidos por estudantes de Ciências Sociais e Cinema.

Das 400 pessoas que assistiram a pelo menos um filme, a faixa de idade varia entre 16 e 71 anos, sendo que a maior parte do público é composta por pessoas nascidas a partir de 1980. Trata-se de um levantamento parcial, pois a maior parte das pessoas não preencheu o verso do bilhete, tal como o caso daqueles que ficam na fila de espera aguardando um lugar próximo ao horário da sessão (o Ciclo ocorre todas as sextas-feiras no Centro de Integração do Mercosul, com entrada franca).

A conclusão do coordenador, com base nas tabelas em anexo, é que existe uma necessidade urgente de criação de uma Sala de Cinema Universitário na UFPel. Confira a diversidade do público nas tabelas em anexo em anexo. publico-dos-ciclos-de-filosofia-e-cinema-ufpel-2012-1.pdf

Publicado em 08/03/2013, na categoria Notícias.