Diálogo e participação definirão o trabalho da nova direção do Centro de Artes

dscn0298.JPG Em seu discurso de posse, na tarde desta quinta-feira (21), a nova diretora do Centro de Artes da UFPel, professora Úrsula Rosa da Silva, disse que o diálogo e a participação definirão o trabalho na unidade. Ela foi eleita para um mandato de quatro anos e terá como diretor-adjunto o professor Rogério Tavares Constante.

A nova diretora afirmou que a proposta de seu mandato é fruto também do conjunto de demandas da comunidade do Centro de Artes. Para ela, é preciso fazer um trabalho estruturante e ao mesmo tempo com forte caráter pedagógico, com reflexo na formação das pessoas.

“Devemos pensar nos espaços que temos e nos que ampliaremos. Nos espaços de extensão, para o benefício da comunidade, e nos de formação profissional dos nossos estudantes”, considerou. A professora Úrsula observou que é ideia da nova direção estabelecer um roteiro cultural e de formação para a sociedade. “Queremos ainda integrar os cursos de forma interdisciplinar”, lembrou.

Ela frisou que, mesmo sendo a extensão universitária uma das marcas mais fortes do Centro de Artes, a unidade tem também muita pesquisa, que está em crescimento. “Assim, qualificaremos também o ensino e a pesquisa, além da extensão”, garantiu. A professora Úrsula reafirmou em sua fala o desejo de utilizar o prédio da antiga Laneira como espaço de divulgação da arte em geral.

Professor Lauer

Em seu discurso de despedida, o diretor que deixou o cargo, professor Lauer Alves Nunes dos Santos, relembrou os sete anos que passou a frente da unidade e as transformações sofridas pelo Centro, que passou de Instituto de Letras e Artes para Instituto de Artes e Design e depois para Centro de Artes.

A origem histórica do Centro, que tem em sua concepção unidades tradicionais como o Conservatório de Música e a Escola de Belas Artes, foi ressaltada pelo professor Lauer. “Somos uma junção destas histórias”, sublinhou. O agora ex-diretor fez um rápido balanço do crescimento da unidade nos últimos anos, citando o aumento de vagas e a expansão da área física do Centro.

Ele agradeceu os apoios da Administração Central e de todos os colegas da unidade, recordando projetos e atividades acadêmicas desenvolvidos em seus mandatos.

Reitor

Encerrando o ato, o reitor Mauro Del Pino agradeceu ao professor Lauer pelo período de trabalho na direção e disse que o Centro de Artes distingue a UFPel pelo seu conjunto de cursos de graduação e agora também de pós-graduação. Colocou-se à disposição da nova direção no sentido de consolidar a expansão do Centro e especialmente na recuperação do espaço do Conservatório de Música. “Não mediremos esforços para melhorar as condições de estudo e de trabalho na unidade”, ressaltou o reitor, que chegou de sua viagem a Brasília diretamente para o ato no Centro de Artes.

Publicado em 21/02/2013, na categoria Notícias.