Grupo da Esef faz avaliações em jogadores do Brasil

acimg5534.jpg Nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, sob coordenação do professor Fabrício Boscolo Del Vecchio, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Desportivo e Desempenho Físico, da ESEF/UFPel, foram realizadas avaliações com os jogadores de futebol do G.E. Brasil. Na oportunidade, foram feitas mensurações de Creatina Quinase (CK), registro da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e da potência de membros inferiores, a partir de salto vertical com contramovimento.

A CK é uma enzima relevante, que auxilia na interpretação da sobrecarga imposta ao organismo. Como seu sítio ativo é intramuscular, com lesões deste tecido ocorre extravasamento da mesma, o qual é captado com análises sanguíneas (neste caso com o equipamento Reflotron).

Conhecendo os valores deste marcador, atletas, departamento médico e comissão técnica podem optar por diferentes estratégias recuperativas, ou modificação na carga de treino. A VFC, por sua vez, versa sobre o impacto dos exercícios físicos no sistema nervoso autônomo, o qual tem associação com situações de grande estresse psicofísico. Assim, a VFC pode ajudar a entender quando um atleta está mal recuperado, ou próximo de situações como o overtraining. Neste trabalho, ela foi registrada e analisada com cardiofrequencímetros Polar RS800.

Por fim, com a realização do teste de salto vertical com contramovimento (Plataforma de contato Jump System, CEFISE), procurou-se avaliar a potência de membros inferiores dos jogadores, a qual é essencial para situações de sprints, cabeceios e finalizações.

A ideia é que, conhecendo melhor tais características, os treinos possam ser otimizados, potencializando o rendimento físico e competitivo dos jogadores do Xavante. A iniciativa desta parceria foi do professor Pedro Hallal e contou com colaboração técnica do professor Aírton Rombaldi.

Além do professor Fabrício Del Vecchio, acadêmicos de graduação e pós-graduação participaram do evento, inclusive com os bolsistas de iniciação científica e do mestrado (CNPq) Marcelo Vaz, Bruno Xavier, Thiago Mello, Léo Cabistany, Luan Picanço, Matheus Pintanel e Rossano Diniz.

Publicado em 16/02/2013, na categoria Notícias.