Projeto sobre obesidade faz encontro de formação até sexta (6)
O projeto Conhecimento sobre alimentação saudável e adequação às recomendações alimentares e nutricionais brasileiras: indissociabilidade entre a pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no âmbito do SUS, ECO SUS, realizado pela Faculdade de Nutrição da UFPel, realiza, até esta sexta-feira (6), seu Terceiro Encontro Formativo Presencial, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFPel.
Programação
05/12 – Manhã
08h30 – Palestra: Importância do aleitamento materno e da introdução alimentar adequada para bebês. Dra. Angélica Ozório Linhares. Nutricionista, Mestre em Nutrição e Alimentos (UFPel), Doutora em Ciências da Saúde (FURG).
09h30 – Palesta: Alimentação da criança e do adolescente com Transtorno do Espectro Autista-TEA. Profa. Dra. Renata Torres Abib Bertacco – Faculdade de Nutrição/UFPel
10h30 – coffee break
11h00 – Palestra: Receitas práticas e substituição de alimentos: trabalhando com a equipe de saúde. Profa. Dra. Helayne Maieves – Faculdade de Nutrição/UFPel
05/12 – Tarde
13h30 – Produção de uma narrativa.
14h00 – Apresentação dos resultados por município.
06/12 – Manhã
08h30 – World Café: Como alcançar, conscientizar e sensibilizar a papulação para melhorar a alimentação e reduzir a obesidade?
10h00 – Workshop: “Práticas Integrativas e Complementares (PICS)”
Nutricionista Cristiane Graef (UBS Bom Jesus), Enfermeira Maria Fernanda Costa (UBS Vírgilio Costa) e Nutricionista Maísa Pedroso (SES/RS).
11h00 – Palestra: Comer intuitivo
Nutricionista Paula Barbosa Correa – Pede pra Nutri, Florence Hotelaria e Unimed Porto Alegre
06/12 – Tarde
13h30 – Dramatização
14h00 – Ações preventivas com o profissional nutricionista. Nutricionista Aline Baldez, Secretaria de Saúde de Rio Grande.
15h00 – Atividade reflexiva: Sensibilização sobre a importância do acolhimento e acompanhamento constante aos usuários: como criar um vínculo?
17h00 – Encerramento dos Encontros Formativos.
O que é o projeto
O trabalho, coordenado pela professora Denise Gigante, realizará um diagnóstico da situação nutricional e do conhecimento sobre alimentação adequada e saudável em uma amostra da população, nos municípios sede das coordenadorias regionais de saúde – Palmeira das Missões, Passo Fundo e Pelotas, com entrevistas a serem conduzidas nos domicílios identificados nos territórios adstritos.
Esse diagnóstico tem como principais objetivos estimar as prevalências de sobrepeso e obesidade em adultos residentes nos territórios adstritos desses municípios; investigar a presença de fatores de risco comportamentais ao excesso de peso: dieta, atividade física, fumo e álcool; avaliar o conhecimento sobre fatores de risco para DCNT e sobre alimentação saudável com base no Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB); investigar os estágios de mudanças de comportamento em direção à alimentação saudável de acordo com o GAPB; avaliar práticas de alimentação saudável da população alvo; analisar o acesso e a utilização dos serviços de saúde nos territórios adstritos; investigar as características do ambiente construído e a percepção dos indivíduos para a prática de atividade física e estimar a prevalência de multimorbidade.
Para o alcance desses objetivos, serão selecionados 700 domicílios nos quais serão entrevistados todos os indivíduos adultos e moradores em áreas atendidas por equipes de estratégia de saúde da família de 9 UBS localizadas em cada um dos 3 domicílios.
Em Pelotas já foram selecionadas as UBS do Arco Íris, Areal Fundos, Bom Jesus, Guabiroba, D. Pedro I, Dunas, Osório, Py Crespo e União de Bairros. A escolha dos domicílios a serem incluídos na amostra será proporcional ao tamanho da população adscrita a essas UBS de forma que serão sorteados 27 domicílios na área da UBS Osório (área com menor população adscrita) e 136 domicílios da área da UBS Dunas que é aquela onde há o maior contingente populacional para constituírem a amostra que deve atingir em torno de 1400 adultos de cada um dos 3 domicílios sede das CRS que foram incluídas no projeto.