Nova direção toma posse no Instituto de Física e Matemática

Foi empossado como diretor do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas o professor Fernando Jaques Ruiz Simões Junior, tendo como vice-diretor o professor Marco André Paldês da Costa e chefe de Núcleo Administrativo, a assistente em administração, Gláucia Potenza Soares. O ato ocorreu na sexta-feira (6), no IFM, situado no campus Universitário no Capão do Leão.

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Ursula Rosa da Silva, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Fonseca. Durante o ato, o professor Willian Silva Barros, que está em licença saúde, encerrou o seu mandato como diretor e foi representado pela vice-diretora Thaís Philipsen Grützmann, e pelo chefe do Núcleo Administrativo, Philippe Rieffel Breide.

Dando início à cerimônia de posse, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, declarou a satisfação de participar de um momento no qual a democracia se faz valer, sobretudo após a experiência da Universidade que não conseguiu empossar o reitor eleito. “Estamos passando por um momento difícil com o sucateamento da universidade pública e momentos como este são momentos de resistência. Quando servidores se dispõem a assumir a gestão de uma unidade acadêmica demonstra que a nossa Universidade não se entrega e que queremos fazer dela um lugar melhor”, disse.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Fonseca, fez a leitura do termo de posse lembrando que é o primeiro ato de posse presencial após as medidas de distanciamento que foram necessárias para o combate à pandemia da Covid-19, desejando uma ótima gestão à nova direção da comunidade do IFM. “Enquanto Administração Central estaremos disponíveis para cooperar no que couber”, destacou.

Philippe Rieffel Breide que deixa a chefia administrativa, agradeceu a todos que contribuíram para a gestão, destacou o privilégio de ter sido o primeiro técnico-administrativo a participar da direção da unidade e parabenizou a direção eleita desejando um ótimo trabalho. “Pretendo seguir lutando pela qualidade que esta instituição sempre cumpriu magistralmente e que precisa ser fortalecida nestes tempos difíceis: a Educação”, finalizou.

Deixando o cargo de vice-diretora, a professora Thaís Philipsen Grützmann iniciou falando em nome do professor Willian Silva Barros, que está de licença saúde. O professor agradeceu a parceria da comunidade do IFM que permitiu que ele estivesse na direção da unidade por quase 12 anos, quatro como vice-diretor e oito como diretor e desejou sucesso à nova gestão. Thaís pontuou um pouco da sua trajetória dentro da UFPel. “Destaco isso porque a experiência de vice-diretora e especialmente de diretora nestes últimos dois meses é muito diferente, é uma responsabilidade muito grande. Os desafios pós-pandemia serão enormes e precisamos estar preparados, fortes e unidos e eu tenho certeza de que a nova direção saberá conduzir este processo com planejamento e muito diálogo”, disse.

O vice-diretor eleito, professor Marco André Paldês da Costa, destacou a contribuição do IFM com a missão da UFPel desde a sua constituição como Universidade, ofertando disciplinas de graduação e pós-graduação para diferentes cursos, formando e qualificando os alunos da unidade e planejando e executando projetos de pesquisa, ensino e extensão. “Nos últimos dois anos vivemos um momento atípico com o ensino remoto, teremos muitos desafios no pós-pandemias, mas também teremos outros desafios adormecidos pela pandemia que agora precisam ser retomados”, pontuou Marco André agradecendo a confiança da comunidade acadêmica.

Já o diretor eleito, Fernando Jaques Ruiz Simões Júnior, contou um pouco sobre a história da unidade que foi criada em 1969 e que, atualmente, possui três departamentos e dez cursos entre graduação e pós-graduação. “No papel de diretor, quero reforçar o compromisso de realizar uma gestão com base no diálogo, respeitando as particularidades da nossa comunidade, trabalhar em conjunto com os cursos, unidades e administração da UFPel e em especial a comunidade do IFM para juntos enfrentarmos os desafios que teremos pela frente”, salientou.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva encerrou a cerimônia de posse parabenizando a direção que deixa a gestão da Unidade pelo constante diálogo com a comunidade acadêmica da Universidade e pelo trabalho realizado durante o período. Além disso, desejou uma boa gestão à nova direção. “Estamos em um momento de dificuldades e precisamos repensar o nosso papel como instância de formação de pessoas que serão o futuro deste país. Pensar a questão administrativa sempre envolve ter parcerias e um diálogo constante é necessário”, sinalizou.

Publicado em 11/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags direção, IFM, Instituto de Física e Matemática, Posse.