“Turismo de Memória” é tema de aula aberta na UFPel
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá na sexta-feira (31) aula aberta sobre a perspectiva latino-americana para o patrimônio, a memória e o turismo. A palestra, centrada no turismo de memória em Montevidéu (Uruguai), será ministrada, às 14h, na sala 310 do “câmpus 2″ (rua Almirante Barroso, 1202). pelo professor da Universidade da República (Udelar, na sigla em espanhol) Martín Fabreau.
A aula abordará o “tratamento da questão patrimonial” no plano de Turismo de Montevidéu, com ênfase na incorporação do Turismo de Memória. Durante a aula, o professor apresentará o processo de elaboração do documento, aprovado em 2025, e discutirá a sua integração ao modelo “Destino Turístico Inteligente”. O plano, desenvolvido por docentes e estudantes da instituição de ensino uruguaia, em conjunto com a administração pública de Montevidéu, amplia a concepção de turismo, em sua articulação com o lazer, o patrimônio e a memória.
Um dos destaques, adianta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Daniele da Fonseca, serão os “Sítios de Memória”, locais de cativeiro e desaparecimento forçado durante a ditadura cívico-militar uruguaia (1973–1985), como parte das estratégias de planejamento e gestão turística. A proposta, contextualiza a professora da UFPel, alinha-se com experiências semelhantes desenvolvidas na Argentina, no Chile e no Brasil.
