Início do conteúdo

Pesquisa da UFPel aprimora técnicas em cirurgias reconstrutoras de face

Um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), investigou novas estratégias em cirurgias plásticas reconstrutoras de face realizadas após a retirada de tumores. O trabalho foi conduzido por meio de um ensaio clínico randomizado com pacientes submetidos ao procedimento, o que garante maior rigor científico aos resultados.

A pesquisa, conduzida pelo professor da Faculdade de Medicina, Victor Tejada, identificou formas de aperfeiçoar a técnica cirúrgica, possibilitando melhores resultados estéticos e funcionais, além de reduzir complicações no pós-operatório. Segundo Tejada, “os resultados mostram que conseguimos melhorar a recuperação dos pacientes, com menos sangramentos e complicações no pós-operatório, sem aumentar os custos do tratamento”.

O estudo, fruto da tese de doutorado de Tejada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), recebeu o Prêmio Oscar Alves, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), como melhor trabalho científico inédito publicado na Revista do CBC nos anos de 2024/2025. A premiação foi entregue durante o 96º Congresso do CBC, maior evento da área na América Latina.