Início do conteúdo

UFPel recebe audiência pública sobre transição energética

Nesta quinta-feira (18), às 18h, a Universidade Federal de Pelotas recebe audiência pública para debater os “Caminhos e desafios para a Transição Energética Justa no Rio Grande do Sul”. O evento, proposto pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS), ocorrerá no Auditório da Reitoria, localizado no Campus Anglo, e reunirá especialistas, trabalhadores do setor de combustíveis fósseis, comunidades tradicionais e movimentos socioambientais.

O objetivo é criar um espaço de escuta e troca de experiências sobre as perspectivas ambientais, econômicas e trabalhistas relacionadas à transição energética no estado. A audiência também vai subsidiar um relatório-síntese que será apresentado à Enviada Especial da COP30 para Transição Energética Justa, Denise Dora. O documento também servirá para levar propostas do Rio Grande do Sul às discussões da conferência internacional, que ocorrerá em Belém.

A audiência abordará questões centrais do futuro energético do estado, como a insegurança energética e direitos dos trabalhadores da Região de Candiota, a possibilidade de exploração de petróleo na Bacia de Pelotas e impactos no meio ambiente e comunidades pesqueiras, e a expansão de fontes de energia, como a eólica, na Lagoa dos Patos, hidrogênio verde e gás natural, que ainda carecem que estudos aprofundados e consulta prévia aos territórios potencialmente atingidos.

Publicado em 17/09/2025, na categoria Notícias.