Relatório registra a percepção da comunidade acadêmica sobre a UFPel
As avaliações de estudantes dos cursos presenciais e a distância e servidoras e servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a Instituição, realizada na forma de questionário em novembro de 2024, estão compiladas e analisadas no Relatório, divulgado na terça-feira (2) pela Comissão Própria de Avaliação, órgão interno responsável por acompanhar e avaliar a qualidade dos cursos, serviços, infraestrutura e processos administrativos da Universidade.
Os resultados são divididos em cinco eixos: “Planejamento e Avaliação Institucional”, “Desenvolvimento Institucional”, “Políticas Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura”. A organização dos dados reflete a estruturação do Projeto de Avaliação Institucional para o triênio 2024-2026, baseado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação (MEC). Demais documentos e informações sobre o processo de autoavaliação estão disponíveis na página da Comissão.
A avaliação institucional, destaca o documento, é “um processo essencial para o fortalecimento e aprimoramento” da Universidade. O resultado desse movimento, de forma estratégica e transparente, permite a qualificação das atividades acadêmicas e administrativas.
