Início do conteúdo

UFPel realiza seleção para licenciatura em Educação Especial Inclusiva

A Universidade Federal de Pelotas realiza processo seletivo específico para o ingresso no curso de licenciatura em Educação Especial Inclusiva. As inscrições ocorrem desta sexta-feira (18) até terça-feira (22).

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para o curso, sendo 15 delas reservadas para professores da rede pública de educação básica; as demais obedecem às cotas previstas por lei.

A seleção se dará com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio em alguma das edições entre 2020 a 2024. A pessoa candidata deve ter obtido, no mínimo, 0,01 ponto na prova de redação.

Mais informações, como o edital de seleção, podem ser encontradas neste link.

Sobre o curso

A licenciatura em Educação Especial Inclusiva é uma iniciativa ligada ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). O Parfor Equidade destina-se a implementar programas específicos para formação de profissionais da educação para escolas do campo, comunidades indígenas, quilombolas e para a educação especial.

Publicado em 18/07/2025, nas categorias Destaque, Notícias.