Início do conteúdo

HE-UFPel participa de ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

Dados mais recentes do Registro Hospitalar de Câncer (RHC 2022), do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), apontam para 646 novas notificações de câncer na instituição, sendo 17% de brônquios e pulmões, 7% laringe e 5% de boca, uma média de 53 novos diagnósticos por mês. Para conscientizar a população dos riscos, foram realizadas no HE-UFPel uma série de ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no último sábado (31).

De 26 a 30 de maio foram promovidas ações no hospital juntamente com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Faculdade Anhanguera, a Secretaria Municipal de Saúde e 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nas blitz realizadas foram distribuídos materiais informativos sobre os malefícios que o tabagismo e os cigarros eletrônicos podem causar.

De acordo com o auxiliar de enfermagem da UFPel, Vitor Hugo Silva dos Santos, que faz parte de um Grupo de Trabalho com ações realizadas junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem da instituição, o objetivo da iniciativa foi esclarecer e reforçar que toda forma de tabagismo é prejudicial à saúde.

No sábado, dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, foi realizada uma blitz no calçadão de Pelotas com atividades como verificação de pressão arterial, avaliação e medida de monóxido de carbono, aplicação de auriculoterapia protocolo tabagismo, orientações sobre nutrição e distribuição de folders pelos acadêmicos, alunos e profissionais.

Segundo a chefe da Unidade de Oncologia do HE-UFPel, Larissa Maria Zalewski, o tabagismo é a principal causa de diversos tipos de câncer e está associado a doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e outras condições que comprometem a saúde. “A conscientização sobre os riscos do tabagismo pode ajudar a prevenir o início do hábito em jovens e reduzir a taxa de fumantes”, destacou.

Ainda de acordo com a médica, informar a população sobre os efeitos nocivos do cigarro pode incentivar fumantes a procurar ajuda para parar. Além disso, discutir o tabagismo é crucial para promover políticas públicas eficazes e ambientes livres de fumo, protegendo a saúde de todos, especialmente das populações mais vulneráveis.

Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Publicado em 04/06/2025, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, HE, Hospital Escola.