Seminário “Problemas de Pintura” propõe reflexões sobre a linguagem contemporânea
De 2 a 5 de junho, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá a 2ª edição do Seminário “Problemas de Pintura”. A atividade, que reúne as ações universitárias na área artística e cultural, acompanha a Exposição “Pintura: Permeabilidades Imaginativas”, disponível ao público até 14 de junho no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), localizado na Praça 7 de Julho, 180. O evento, gratuito e aberto à comunidade em geral, busca propor reflexões sobre essa forma de linguagem como campo específico e conceitual das poéticas visuais contemporâneas.
A programação, a ser realizada no auditório do Centro de Artes e no Malg, entre outros espaços, contará com atividades voltadas à reflexão crítica e à troca de experiências entre artistas, pesquisadoras e pesquisadores e o público interessado. Estão previstas mesas de debate, palestra e ações formativas e oficina aberta, dedicada à qualificação de projetos no campo da pintura, mediante seleção por portfólio.
O Seminário “Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte” concentra as ações do projeto de pesquisa homônimo e de “A Carne da Imagem: trânsitos pictóricos recentes, históricos e sociais“. Dessa forma, o objetivo do Seminário, segundo o diretor adjunto do Malg, Ricardo Mello, é “aprofundar o debate em torno da pintura no contexto da arte contemporânea e das práticas de pesquisa em arte”.
