Início do conteúdo

UFPel aumenta nota em avaliação do MEC e mantém conceito 4

A Universidade Federal de Pelotas teve um crescimento na nota do Índice Geral de Cursos (IGC) na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (11): o conceito contínuo da instituição subiu de 3,75, averiguado em 2022, para 3,82, que contempla resultados colhidos em 2023. Apesar do aumento no escore, a nota manteve-se com o conceito 4. O processo avaliativo foi conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O IGC é resultado da avaliação das instituições de ensino superior, correspondendo à média das notas obtidas pelos cursos de graduação, nos conceitos preliminares de curso, e dos conceitos obtidos pelos programas de pós-graduação ponderadas pelo número de pessoas matriculadas nos cursos.

Na mesma oportunidade, foram publicizados os resultados do desempenho dos cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, cujas provas foram aplicadas em novembro daquele ano.

O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes no exame e é divulgado anualmente para os cursos que tenham pelo menos dois concluintes participantes. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por fim, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação e expressa uma medida relativa do resultado do curso com relação ao resultado médio da área de avaliação a qual ele pertence. Leva em conta oito componentes, agrupados em quatro dimensões, como infraestrutura, organização didático-pedagógica e percepção do estudante em relação ao processo formativo.

O Enade funciona em ciclos trienais, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2023 avaliou os cursos do Ano 1 do ciclo, que abrange as áreas de Ciências da Saúde, Agrárias e áreas afins, cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; além de cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

A UFPel participou dessa edição da avaliação com 15 cursos, sendo 14 com estudantes ingressantes e concluintes. Obtiveram conceito 5 os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Medicina Veterinária (turma especial para assentados da Reforma Agrária); com conceito 4, ficaram os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária (turma regular), Nutrição e Odontologia; por fim, com conceito 3, ficou a Zootecnia.

A avaliação completa pode ser conferida na página do Núcleo de Regulação de Cursos (NRC), setor que auxilia os cursos nos processos avaliativos. Já no site do INEP podem ser vistas as informações completas de todas as instituições avaliadas.

 

Publicado em 16/04/2025, nas categorias Destaque, Notícias.