Início do conteúdo

Universidade e Sociedade em Transformação: conheça trabalhos que foram destaque na 10ª edição da SIIEPE

A Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um dos maiores eventos acadêmicos da instituição e destaca-se como espaço de troca de conhecimento entre estudantes, professores e a sociedade. Em sua edição de 2024, trouxe o tema “Universidade e Sociedade em Transformação” buscando enfatizar o compromisso da UFPel enquanto agente de mudanças sociais, políticas e culturais, engajada em construir soluções para os desafios da atualidade.

SIIEPE UFPel

Foto: Katia Dias/CCS


Destaque SIIEPE

Um dos momentos marcantes da SIIEPE é o reconhecimento dos estudantes que se destacam em suas apresentações. Ao final de cada sessão, os avaliadores escolhem o participante que mais demonstrou excelência acadêmica, preparo e domínio do tema, além de capacidade de inspirar a troca de ideias. Conversamos com alguns estudantes que tiveram seus trabalhos reconhecidos como destaque de sessão na 10ª SIIEPE, para conhecer suas histórias e falar sobre a experiência de participar do evento.

 

Helena UFPel CEG

Foto: Carolina Tapia/CCS

Helena Mattos, estudante de Gastronomia, foi um dos destaques do Congresso de Ensino de Graduação (CEG), com seu trabalho “A IMPORTÂNCIA DA MOBILIDADE ACADÊMICA PARA A VIDA ESTUDANTIL E PROFISSIONAL NA GASTRONOMIA”. Para ela, foi um momento de superação e valorização de sua trajetória acadêmica. “Fiquei muito feliz de ser destaque! A SIIEPE é um dos maiores eventos da UFPel, e sei que é importante para a vida acadêmica ter esse reconhecimento”, afirma. Embora o trabalho apresentado fosse um relato de experiência, ela destacou o desafio de organizar sua apresentação sem ultrapassar o tempo disponível. “Já apresentei esse trabalho na acolhida dos bixos do curso, o que me ajudou a estruturar melhor o conteúdo”, explica.

 

Larissa UFPEL CEC

Foto: Carolina Tapia/CCS

Larissa Soares, estudante de Terapia Ocupacional, foi destaque do Congresso de Extensão e Cultura (CEC) com seu trabalho “LAPTO: LABORATÓRIO DE PRÁTICAS E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL SAÚDE MATERNA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL”, na sua terceira participação na SIIEPE. Ela encerrou a graduação com um sentimento de dever cumprido. “Ser destaque significa a valorização da minha trajetória acadêmica e do projeto de extensão do qual faço parte”, comemora. Representando o Laboratório de Práticas e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Larissa trabalhou na adaptação de conceitos técnicos e na criação de um roteiro que facilitasse sua apresentação dentro do tempo estipulado. Para ela, o evento também foi uma oportunidade de conhecer outros trabalhos e se inspirar. “Foi muito marcante ver a relevância da Terapia Ocupacional sendo reconhecida. Avalio a participação como exitosa e fico feliz de ter cumprido minhas metas acadêmicas”, reflete.

 

Reynerth UFPel ENPOS

Foto: Carolina Tapia/CCS

Reynerth Costa, estudante do mestrado em Geofísica, teve seu trabalho “INFLUÊNCIA DA RESSONÂNCIA DE SCHUMANN NAS MORTES POR AVC NAS REGIÕES NORDESTE E SUL DO BRASIL (1996-2022)” escolhido como um dos destaques do Encontro de Pós Graduação (ENPOS). Estreante como apresentador na SIIEPE, Reynerth viu sua pesquisa sobre a ressonância de Schumann no AVC ser reconhecida em um evento que promove ciência e cultura. “A SIIEPE é uma oportunidade incrível para apresentar pesquisas, trocar experiências e enriquecer nossa formação acadêmica”, afirma. O processo de preparação foi intenso, envolvendo desde a coleta de dados sobre a doença até o processamento das informações relacionadas ao campo magnético da Terra. “O que mais me marcou foi o interesse do público no tema e a oportunidade de dialogar durante e após a apresentação”, comenta. Além de apresentar, ele também atuou na equipe de apoio, vivenciando a SIIEPE de maneira ampla.

 

Eduardo UFPel CIT

Foto: Carolina Tapia/CCS

Eduardo Furtado, estudante de Biotecnologia, foi um dos destaques do Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), com seu trabalho “DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE DOCKING MOLECULAR COM UMA INTERFACE SIMPLES E INTUITIVA”. Para ele, ser um dos destaques foi um reconhecimento emocionante do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de sua formação. “Foi uma alegria e um orgulho muito grande, porque valorizou todo o esforço dedicado ao meu projeto e me motivou a continuar nesse caminho”, relata. A preparação para o evento foi de adaptação, já que o formato de apresentação mais curta era nova para ele. “Foi um processo demorado, mas gratificante. Diferente das apresentações acadêmicas tradicionais, esse formato é um ajuste significativo”, explica.

 

Analine UFPel CIC

Foto: Carolina Tapia/CCS

Analine Lima, estudante de Enfermagem, foi um dos destaques do Congresso de Iniciação Científica (CIC), com o trabalho “A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS E MEMÓRIAS DA VACINAÇÃO NA VOZ DE MULHERES IDOSAS: PESQUISA DA HISTÓRIA ORAL”. Apresentando um recorte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Analine celebrou a conquista do destaque na SIIEPE como um reconhecimento do esforço dedicado ao projeto. “Foi muito gratificante, reforçou que todo o trabalho empenhado no TCC e na construção do resumo para submissão valeu a pena”, destaca. Veterana na SIIEPE, com quatro edições no currículo, Analine avaliou positivamente a organização deste ano. “Achei que foi o evento mais tranquilo. A realização no campus Anglo melhorou o acesso, e as salas maiores ofereceram um evento mais organizado”, destaca.

 


Reportagem por Carolina Tapia – Estagiária de Jornalismo/CCS
Edição por
Gabriela Silva – Jornalista/CCS

Publicado em 09/12/2024, nas categorias Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags cec, CEG, CIC, CIT, Enpos, SIIEPE, SIIEPE 2024.