Universidade e Sociedade em Transformação: conheça trabalhos que foram destaque na 10ª edição da SIIEPE
A Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um dos maiores eventos acadêmicos da instituição e destaca-se como espaço de troca de conhecimento entre estudantes, professores e a sociedade. Em sua edição de 2024, trouxe o tema “Universidade e Sociedade em Transformação” buscando enfatizar o compromisso da UFPel enquanto agente de mudanças sociais, políticas e culturais, engajada em construir soluções para os desafios da atualidade.
Destaque SIIEPE
Um dos momentos marcantes da SIIEPE é o reconhecimento dos estudantes que se destacam em suas apresentações. Ao final de cada sessão, os avaliadores escolhem o participante que mais demonstrou excelência acadêmica, preparo e domínio do tema, além de capacidade de inspirar a troca de ideias. Conversamos com alguns estudantes que tiveram seus trabalhos reconhecidos como destaque de sessão na 10ª SIIEPE, para conhecer suas histórias e falar sobre a experiência de participar do evento.
Helena Mattos, estudante de Gastronomia, foi um dos destaques do Congresso de Ensino de Graduação (CEG), com seu trabalho “A IMPORTÂNCIA DA MOBILIDADE ACADÊMICA PARA A VIDA ESTUDANTIL E PROFISSIONAL NA GASTRONOMIA”. Para ela, foi um momento de superação e valorização de sua trajetória acadêmica. “Fiquei muito feliz de ser destaque! A SIIEPE é um dos maiores eventos da UFPel, e sei que é importante para a vida acadêmica ter esse reconhecimento”, afirma. Embora o trabalho apresentado fosse um relato de experiência, ela destacou o desafio de organizar sua apresentação sem ultrapassar o tempo disponível. “Já apresentei esse trabalho na acolhida dos bixos do curso, o que me ajudou a estruturar melhor o conteúdo”, explica.
Larissa Soares, estudante de Terapia Ocupacional, foi destaque do Congresso de Extensão e Cultura (CEC) com seu trabalho “LAPTO: LABORATÓRIO DE PRÁTICAS E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL SAÚDE MATERNA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL”, na sua terceira participação na SIIEPE. Ela encerrou a graduação com um sentimento de dever cumprido. “Ser destaque significa a valorização da minha trajetória acadêmica e do projeto de extensão do qual faço parte”, comemora. Representando o Laboratório de Práticas e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Larissa trabalhou na adaptação de conceitos técnicos e na criação de um roteiro que facilitasse sua apresentação dentro do tempo estipulado. Para ela, o evento também foi uma oportunidade de conhecer outros trabalhos e se inspirar. “Foi muito marcante ver a relevância da Terapia Ocupacional sendo reconhecida. Avalio a participação como exitosa e fico feliz de ter cumprido minhas metas acadêmicas”, reflete.
Reynerth Costa, estudante do mestrado em Geofísica, teve seu trabalho “INFLUÊNCIA DA RESSONÂNCIA DE SCHUMANN NAS MORTES POR AVC NAS REGIÕES NORDESTE E SUL DO BRASIL (1996-2022)” escolhido como um dos destaques do Encontro de Pós Graduação (ENPOS). Estreante como apresentador na SIIEPE, Reynerth viu sua pesquisa sobre a ressonância de Schumann no AVC ser reconhecida em um evento que promove ciência e cultura. “A SIIEPE é uma oportunidade incrível para apresentar pesquisas, trocar experiências e enriquecer nossa formação acadêmica”, afirma. O processo de preparação foi intenso, envolvendo desde a coleta de dados sobre a doença até o processamento das informações relacionadas ao campo magnético da Terra. “O que mais me marcou foi o interesse do público no tema e a oportunidade de dialogar durante e após a apresentação”, comenta. Além de apresentar, ele também atuou na equipe de apoio, vivenciando a SIIEPE de maneira ampla.
Eduardo Furtado, estudante de Biotecnologia, foi um dos destaques do Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), com seu trabalho “DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE DOCKING MOLECULAR COM UMA INTERFACE SIMPLES E INTUITIVA”. Para ele, ser um dos destaques foi um reconhecimento emocionante do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de sua formação. “Foi uma alegria e um orgulho muito grande, porque valorizou todo o esforço dedicado ao meu projeto e me motivou a continuar nesse caminho”, relata. A preparação para o evento foi de adaptação, já que o formato de apresentação mais curta era nova para ele. “Foi um processo demorado, mas gratificante. Diferente das apresentações acadêmicas tradicionais, esse formato é um ajuste significativo”, explica.
Analine Lima, estudante de Enfermagem, foi um dos destaques do Congresso de Iniciação Científica (CIC), com o trabalho “A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS E MEMÓRIAS DA VACINAÇÃO NA VOZ DE MULHERES IDOSAS: PESQUISA DA HISTÓRIA ORAL”. Apresentando um recorte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Analine celebrou a conquista do destaque na SIIEPE como um reconhecimento do esforço dedicado ao projeto. “Foi muito gratificante, reforçou que todo o trabalho empenhado no TCC e na construção do resumo para submissão valeu a pena”, destaca. Veterana na SIIEPE, com quatro edições no currículo, Analine avaliou positivamente a organização deste ano. “Achei que foi o evento mais tranquilo. A realização no campus Anglo melhorou o acesso, e as salas maiores ofereceram um evento mais organizado”, destaca.
Reportagem por Carolina Tapia – Estagiária de Jornalismo/CCS
Edição por Gabriela Silva – Jornalista/CCS