Início do conteúdo

‘Outra: Mostra de Audiovisual’ promove sessão sobre HIV/aids no Brasil

Mostra Outra HIV/aidsEm alusão à Semana da Prevenção do HIV/aids e ao Dia Mundial de Combate à aids, a Outra: Mostra de Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza, no próximo dia 6, a sessão comentada chamada “Discursos e temporalidades sobre o HIV/aids no Brasil”, às 10h, no Cine UFPel, na Rua Lobo da Costa, 447. A entrada é gratuita.

A mostra apresentará obras temáticas voltadas ao HIV/aids no Brasil. Estão previstas as apresentações de “Linda, uma história terrível” (2013), dirigida por Bruno Gularte Barreto; “Sinal de Alerta: Lory F.” (2021), dirigida por Frederico Restori; “A última ceia ou o Beijo de Judas” (2021), de Órion Lalli; e “Poder Falar” (2022), de Evandro Manchini. 

As exibições contarão com comentários da estudante de licenciatura em Artes Visuais, Francine Costa, que pesquisou as obras na sua iniciação científica CNPq/UFPel (2022-2023), no projeto unificado “Histórias da arte e histórias da aids desde o Brasil: discursos sobre o corpo e a enfermidade na arte contemporânea”.

O curta Tarântula (2023), dirigido por Kali Breder, estudante do curso de Cinema e Animação da UFPel, desenvolvido junto ao projeto, também fará parte da Mostra. Essa edição da mostra também celebra o lançamento do artigo “Discursos e temporalidades do HIV/aids no audiovisual brasileiro contemporâneo”, publicado no n. 17 da Revista Arteriais do Programa de Pós-Graduação em Artes  da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA).

 


Reportagem por Gabriel Medeiros – Estagiário de Jornalismo/CCS