Exposição coletiva da UFPel mapeia e reimagina espaços de Pelotas e entorno

O grupo de pesquisa “Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) expõe desde quinta-feira (10) a obra coletiva “Em que onde. Cartografias para partir do Sul” no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A exposição está instalada na galeria Augusto Meyer, espaço localizado no terceiro andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre (rua dos Andradas, 736). O trabalho, de curadoria da professora da UFPel Eduarda Gonçalves, reúne a produção de integrantes do grupo, que tiveram a sua formação artística no bacharelado em Artes Visuais e no mestrado em Artes da Instituição.

O projeto envolve o processo de criação de territórios físicos e imaginários do sul do País: em Pelotas e entorno e nas fronteiras do Rio Grande do Sul, por meio de deslocamentos no espaço público e doméstico, no fluxo e nas relações cotidianas, sociais e culturais. Cada artista compartilha com dispositivos tecnológicos poéticos a criação de territórios singulares e suas representações. As obras propõem uma perspectiva poética sobre o espaço, demonstrando como a tecnologia e a arte podem mapear e reimaginar espaços e vivências. ️

Publicado em 11/10/2024, nas categorias Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Comunidade Externa, Docentes, Estudantes, TAEs.