“A Terra Fala”: Exposição na UFPel aborda histórias e narrativas indígenas

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, que integra a Rede da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), receberá a partir de 26 de setembro a exposição “A Terra Fala: Histórias e narrativas indígenas para um mundo em Crise”, organizada pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia. O trabalho aborda a conexão entre a ancestralidade indígena e o bioma Pampa, demonstrando como as práticas milenares dos povos originários moldaram e preservaram as características desse espaço geográfico.

“A Terra Fala” conta a história das comunidades que viviam em harmonia com o planeta, diferentemente do contexto contemporâneo marcado por crises climáticas e ambientais, e como esse vínculo foi interrompido com a colonização europeia. Esse processo, conforme explica a equipe responsável pelo trabalho arqueológico, introduziu outra relação com a natureza.

A compreensão indígena, de que a Terra consiste em um ser dotado de vida e consciência, contrasta com a visão ocidental, que a situa como um mero recurso a ser explorado. O Museu exibe, assim, uma crítica à visão hegemônica ocidental; propõe uma reflexão sobre as lições que os saberes indígenas oferecem para enfrentar a crise ambiental contemporânea.

A inauguração será realizada em 26 de setembro, às 13h, no Museu de Ciências Naturais (Praça Coronel Pedro Osório, 1, no centro de Pelotas). O horário de visitação é das 13h às 18h30, de segunda a sábado.

Publicado em 18/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Comunidade Externa, Docentes, Estudantes, Instituto de Biologia, TAEs.