Evento da UFPel promove integração com a comunidade e prevenção à saúde

Projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltado à prevenção à saúde e à integração com a comunidade proporcionou, na edição realizada na terça-feira (27), uma série de serviços e momentos culturais. A programação do “Prae Acolhe!” foi realizada durante manhã e tarde no prédio conhecido como “câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202), onde funciona a estrutura administrativa da Universidade que dá nome ao evento: a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Quem passou pelo local pôde receber orientação sobre pressão arterial, alimentação saudável e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com a realização de testagens para o HIV e outros, e também prestigiar música, dança e exposição artística e demais atividades de acolhimento.

Na avaliação da coordenadora de permanência da Prae, Morgana Riva, esta edição do evento, que é realizado semestralmente em diferentes câmpus da Universidade, conseguiu expandir a participação da comunidade externa, com a visita de estudantes que integram a Orquestra Estudantil do Areal, projeto musical desenvolvido na Escola Estadual de mesmo nome. “A ampliação das parcerias com mais projetos e setores da Universidade presentes no evento estão proporcionando um acolhimento cada vez mais integral”, comemorou, em referência, entre outros, ao projeto Barraca da Saúde, à Editora e Livraria da UFPel, que expôs produtos da Linha UFPel , e ao Sistema de Bibliotecas (SIB), com a ação de doação de livros.

Durante evento, houve também orientações sobre acolhimento psicológico e pedagógico, restaurantes universitários e casas de estudantes e programas de bolsas de benefícios. Para fins de assistência estudantil, a Universidade oferece auxílios como moradia, transporte, inclusão digital, alimentação e pré-escolar. A UFPel faz o acolhimento de estudantes, tanto de graduação quanto de pós, que enfrentam depressão, ansiedade e outros prejuízos de saúde mental e dificuldades acadêmicas e de relacionamento. São criados grupos de prevenção à saúde, com o acompanhamento de estudantes de Psicologia.

Na parte cultural, a UFPel também organizou a exposição interativa “Mulheres pretas que fizeram, fazem e farão história”, com acesso ampliado ao ambiente digital (via Código QR), para se conhecer a biografia de mulheres como Conceição Evaristo e Sueli Carneiro. A programação contou também com apresentação da Orquestra Estudantil do Areal e da oficina de dança “Poéticas do Corpo: oficina de dançaterapia e expressão corporal”, dentre outras atividades.

Cuidados com alimentação

Estudantes do curso de Nutrição da UFPel, participantes do projeto Barraca da Saúde, prestaram orientações sobre alimentação balanceada, hidratação e higienização de alimentos. Segundo informaram à comunidade, a refeição completa do dia a dia precisa incluir 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de carboidratos, preferencialmente integrais e 25% de proteína (animal ou vegetal). O hábito de alimentação saudável, dessa forma, dificulta a ocorrência de problemas cardiovasculares, pressão alta, diabetes, obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis, até mesmo câncer.

Para se chegar ao consumo ideal de água, explicaram as acadêmicas Maiane Dias e Clara Roza, é necessário levar em conta a idade e o peso (kg). É preciso multiplicar os quilogramas por 35, no caso de adultos, e por 30, em pessoas idosas. Um adulto com 85 kg, assim, precisaria ingerir aproximadamente 3 litros de água por dia. Essa prática auxilia no funcionamento geral do organismo.

Os cuidados com a alimentação envolvem também a etapa de higienização. Para se evitar doenças, frutas e lumes demandam um processo de limpeza adequado. As estudantes recomendam a utilização de água sanitária, desde que de marcas próprias para isso. Quando o produto especificar no rótulo a dosagem para higienização de alimentos é sinal de que pode ser utilizado. Sem essa referência, não deve ser empregado para esse fim, alertam as acadêmicas. O primeiro passo consiste em lavar em água corrente. Após, basta deixar dez minutos na solução com a água sanitária compatível. Esse protocolo diminui o risco de contrair hepatite A e E, ascaridíase e gastrite crônica (pela bactéria “H. pylori”).

Farmácia Escola

Como parte do projeto de ensino “Farmácia Escola“, a Universidade criou uma ação, por iniciativa da acadêmica Ketnen Rieffel, de distribuição de medicamentos para a comunidade estudantil. Parte dos medicamentos doados pela população à Prefeitura Municipal durante o período de calamidade pública, em maio de 2024,  não puderam ser repassados diretamente à população, por não estarem especificados nas listas do Sistema Único de Saúde (SUS), explicou a aluna do curso de Farmácia. Com o repasse do Município,  a Universidade, durante o evento, iniciou o processo de distribuição dessa medicação, para estudantes em vulnerabilidade e seus familiares, desde que com a apresentação da prescrição médica.

Vestir solidariedade

Por meio de doações de servidoras e servidores da UFPel, o evento ofereceu a estudantes a possibilidade de escolher gratuitamente três peças de roupa e um acessório. O Brechó “Achados e Benditos”, já em sua segunda edição, é realizado nos eventos dedicados à Assistência Estudantil. As doações, abertas à comunidade em geral, são recebidas no câmpus 2, no espaço de funcionamento da Pró-Reitoria.