UFPel recebe R$ 872 mil para reconstrução após desastre climático

Foram liberados para a Universidade Federal de Pelotas, na última quinta-feira (1), valores suplementares por parte do Governo Federal. O valor total foi de R$ 872 mil, na forma de crédito extraordinário por calamidade pública, liberado devido aos eventos climáticos de maio deste ano.

O valor, de rubrica de capital, foi equivalente a 100% do solicitado pela UFPel. O montante será aplicado em reparos a serem realizados na estrutura da Universidade causados pelos temporais e pelas enchentes. Desse total, a maior parte será aplicada na cobertura do Centro de Esporte, Saúde e Cultura da UFPel, instalação mais atingida no contexto da instituição.

A liberação desse crédito extraordinário é fruto da articulação realizada pelo Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS), presidido pela reitora da UFPel, Isabela Andrade. A iniciativa encontrou apoio também da Associação de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A ideia era a de destinar valores financeiros às instituições atingidas pela calamidade meteorológica que atingiu o RS.

Esse valor soma-se à suplementação de R$ 1,18 milhão em orçamento de custeio recebida pela UFPel no final de maio deste ano.

Publicado em 05/08/2024, nas categorias Destaque, Notícias.