Apresentação espetáculo Mesa Farta do Grupo Pretagô no Festival Movimenta Cena Sul em Porto Alegre

Coletivo artístico Pretagô, que integra grupo de pesquisa da UFPel faz apresentação do espetáculo Mesa Farta no Festival Movimenta Cena Sul, em Porto Alegre.

Mesa Farta é um espetáculo criado pelo Pretagô, grupo de teatro fundado por jovens artistas negras e negros que pesquisa a representação e a representatividade das subjetividades negras nas artes, fundado em 2014. Em 2024 o grupo celebra 10 anos de trajetória. Atualmente o grupo faz parte do Núcleo de Práticas Radicais: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NUPRA) da UFPel, coordenado pelo professor Thiago Pirajira, do Centro de Artes da Universidade.

O título Mesa Farta traz em si uma metáfora que se faz de forma encruzilhada, nas ondas simultâneas e ambíguas. Inicialmente corresponde ao objeto mesa, repleto de alimentos. Metaforicamente a mesa farta é uma imagem que representa o desejo de fartura de vida, de prosperidade, de experiências positivas, de axé – a potência vital. Por outro lado, pode ser entendida também como um local, um tempo, ou ainda, um espaço que está inconformado, rebelado, em aspecto de recusa. Metáfora aqui entendida e composta por ambiguidade, sensualidade e desterritorialização da/na linguagem, como “processo de torção, no qual algo é dito do real ao mesmo tempo que dito de outro jeito, estranhando o familiar, ou seja, visando uma realidade outra, virtual”. A mesa, objeto real, imaginário e imaginado, elemento cênico e arranjador metafórico da narrativa do espetáculo, toma a própria dimensão de mundo, operando como o lugar pertencido àqueles que detêm o poder. A mesa assume o sentido metafórico de poder, sendo ela mesma destinatária dos papéis e documentos que organizam o tempo e as condutas sob as quais vivemos. Ao tomar a mesa como este lugar emblemático, limítrofe, as cenas que se apresentam ao longo do espetáculo se referenciam a este objeto e o tornam material e imaterial. A mesa, como metáfora, estabelece o deslocamento da posição do sujeito sem fala para aquele que pode falar, do sujeito sem poder para aquele que detém o poder, para o sujeito faminto, para o sujeito que tem fartura. A mesa então se apresenta como lugar de um devir negro, de imaginação. A mesa aqui, possui a ambivalência e o movimento do orixá Exu, por ser ela mesma encruzilhada, morada, e o princípio causador destes movimentos / deslocamentos. Poderia ser a mesa um objeto que reorganiza o tempo.

A dramaturgia é composta por cenas coletivas autorais individuais e coletivas intercaladas ao longo do roteiro por monólogos extraídos de textos clássicos da dramaturgia euroocidental como Medeia de Eurípedes, Dona Rosita, a Solteira, de Frederico Garcia Lorca; A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca; Medeamaterial; de Heiner Müller. Desde seu início o grupo constrói suas dramaturgias a partir de relatos pessoais, experiências individuais e coletivas, misturadas a outras histórias, textos e memórias. No caso de Mesa Farta, foram trabalhados textos clássicos euro referenciados. A trilha sonora é embalada por mixagens eletrônicas, beats sonoros misturados com ritmos como funk carioca, rap, rhythm and blues, hip hop e distorções nos microfones. O espetáculo é destinado para público a partir de 16 anos.

SINOPSE

MESA FARTA propõe uma reflexão sobre este lugar-objeto, a mesa, que nos faz pensar a respeito do cotidiano da vida. Um móvel que passa batido sobre nossos sentidos e que é um suporte importante para realizarmos ações simples, porém fundamentais. Sobre ela comemos, bebemos, choramos, rimos, celebramos a vida e a morte, sonhamos, divagamos e decidimos. Na mesa são feitos acordos sobre o mundo. O grupo Pretagô se lança a pensar sobre a possibilidade de mudanças a partir das escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam e que precisam ser tomadas na atualidade.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Bruno Fernandes, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues

Direção: Thiago Pirajira

Dramaturgia: Silvana Rodrigues, Thiago Pirajira e Grupo Pretagô

Trilha sonora original: João Pedro Cé, Thiago Piraijra e Grupo Pretagô

Técnico de som e operador: Olimpio Machado

Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão

Maquiagem: Camila Falcão

Projeções: Jana Castoldi

Iluminação: Bruna Casali

Cenografia e ambientação: Grupo Pretagô Cenotécnico e contrarregra: Rodrigo Shalako

Fotos: Anelise De Carli e Thalles Matos

Produção e Realização: Grupo Pretagô

Duração: 65 minutos

Classificação etária: 16 anos

SERVIÇO:

Espetáculo Mesa Farta, do Grupo Pretagô na programação do Festival Movimenta Cena Sul Teatro oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro, Porto Alegre-RS

Data e horário: Dia 23 de julho, às 19 horas

Entrada Franca, com ingressos retirados antecipadamente na chapelaria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre-RS)

Site: http://www.grupopretago.com

Instagram: http://www.instagram.com/grupopretago

Facebook: http://www.facebook.com/grupopretago

Youtube: http://www.youtube.com/grupopretago

Site NUPRA -UFPel: https://wp.ufpel.edu.br/nupra/

Publicado em 23/07/2024, na categoria Notícias.