Programa Português para Estrangeiros da UFPel celebra sete anos de criação

Neste mês de julho, o Programa Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) celebra sete anos de atuação. O Programa, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE), oferece cursos de Português Básico e Aspectos da Cultura da Língua Portuguesa, além de aulas de preparação para o exame Celpe-Bras. O programa ainda presta atendimento aos estrangeiros, imigrantes e refugiados presentes na cidade de Pelotas e oferece formação aos estudantes dos cursos de Licenciatura do Centro de Letras e Comunicação (CLC)

Há seis anos o programa é o responsável pela aplicação do exame Celpe-Bras na UFPel. O exame garante um certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros e é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

A coordenadora do projeto, Vanessa Doumid Damasceno, ressalta que mais de 300 estrangeiros já participaram do Programa ao longo desses sete anos, com várias aprovações no exame Celpe-Bras. Ela destaca que o programa contribui para a política linguística e a Internacionalização da UFPel.

Um exemplo é o colombiano Miguel Fuentes Guevara, mestre e doutor pela UFPel, que participou do programa. Segundo ele, o PPE foi fundamental para que ele aprendesse a língua portuguesa no contexto cotidiano e também o auxiliou na preparação para a prova do Celpe-Bras, na qual hoje é proficiente em português.

Para celebrar os sete anos do PPE, no dia 2 de agosto, haverá uma comemoração aberta ao público e aos acadêmicos da UFPel, da data no Campus II – UFPel (Almirante Barroso,1202), a partir das 14h. Confira a programação no Instagram do PPE.