Podcast “Comida para Pensar” lança nova temporada

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), vinculado ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais da Universidade Federal de Pelotas (LEAA/UFPel), lançou no último dia 24 de junho a quarta temporada do podcast “Comida Para Pensar”. Esta nova temporada é composta por nove episódios, que estão sendo disponibilizados na plataforma digital a cada segunda, quarta e sexta-feira.

Enquanto as três primeiras temporadas foram construídas, respectivamente, a partir de conteúdos e com estudantes de edições anteriores das disciplinas Antropologia da Alimentação, Antropologia Rural e Antropologia do Consumo, todas ministradas pela professora Renata Menasche, a nova temporada tem por tema “Por que o mundo precisa de Antropologia?”; este foi o tema, em 2023, da disciplina Introdução à Antropologia, ofertada pelo curso de bacharelado em Antropologia, propondo aos ingressantes a reflexão sobre possibilidades de ação em diversas esferas da sociedade a partir da Antropologia. Para a produção desta temporada, também participaram alunos de graduação e de pós-graduação da disciplina Antropologia da Alimentação.

Os roteiros dos episódios são elaborados por estudantes de cada disciplina, como parte do processo de avaliação de aproveitamento na disciplina. Na sequência, a equipe do GEPAC, que reúne estudantes de Antropologia e de outros cursos da UFPel, orienta as gravações, edita os conteúdos e produz e divulga os episódios.

O podcast Comida para Pensar conta atualmente com mais de 1,3 mil reproduções na plataforma Spotify, e essa experiência é parte de projeto de ensino já premiado.

Os episódios da quarta temporada estão disponíveis neste link. Para ser receber notificações sobre os novos episódios, basta seguir o podcast no Spotify e ativar o alerta.

Mais informações sobre o GEPAC podem ser encontradas neste link.

Publicado em 02/07/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Antropologia, Instituto de Ciências Humanas.