Ciclo Antirracista desta semana apresenta Mostra de Trabalhos Indígenas e Quilombolas e outras atrações

O Ciclo de Atividades de Educação Antirracista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) prossegue nesta semana com ações variadas. Estão previstas mostra de trabalhos produzidos por quilombolas e indígenas, oficina griô, exibição de filmes e encontro de saberes com lideranças indígenas e quilombolas.

Até o dia 10, está sendo realizada, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1), a “Mostra de Trabalhos: ensino, pesquisa e extensão produzidos por estudantes quilombolas e indígenas da UFPel”. No saguão do quarto andar do Campus Anglo, podem ser apreciadas poesias, canto e danças típicas, além de artesanato quilombola e indígena. A visitação é aberta à comunidade.

Outro destaque da programação desta semana também é a “Oficina Griô na Escola: História e Corporeidade Presentes”, com o mestre griô Dilermando Freitas, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). A atividade, que ocorrerá no dia 10, às 14h30min, será a primeira a ser realizada no Espaço de Arte Popular da UFPel: Encontro de Saberes (Rua Benjamin Constant, 1.071 – Antigo Prédio da Brahma), local organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec). A ação é voltada à comunidade universitária (servidores, servidoras e estudantes), com o propósito de oportunizar acesso e contato com os diferentes saberes que constituem conhecimentos indispensáveis à formação acadêmica. Docentes são convidados a redirecionar as aulas deste turno para a participação na oficina.

Reuniões e cinema
Também estão previstas para ocorrer reuniões on-line com lideranças indígenas e quilombolas, no Encontro de Saberes. O primeiro encontro foi no dia 07, às 16h, com as lideranças indígenas, estudantes indígenas da UFPel e equipe da Coordenação de Inclusão e Diversidade (Codin). O segundo será no dia 09, também às 16h, desta vez reunindo líderes e estudantes quilombolas, junto ao grupo da Codin.

No dia 09, às 16h30min, o Cine UFPel receberá a mostra do Cine PET Falam as Pretas, com a exibição do curta-metragem “Kbela – O Filme” e o documentário “As Minas do Rap”. A atividade é aberta à comunidade. O Cine UFPel fica na rua Lobo da Costa, 447, com entrada gratuita.

Sobre o mestre griô Dilermando Martins Freitas
É graduado em Educação Física – Licenciatura pela Faculdade Anhanguera Pelotas; pedagogia Griô pela Escola de Lençóis na Bahia; griô – faz parte da Ação Griô Nacional; mestrando – UFPel; um dos fundadores da ONG Odara – Centro de Ação Social, Cultural e Educacional. Idealizador do Projeto Griô na Escola: História e Corporeidade – o projeto tem trânsito pelas escolas e Universidades para falar de Mitologia Africana. Idealizador do Espetáculo “Sarau do Sopapo”. Em 2020, foi à Câmara de Vereadores em Salvador receber o prêmio Berimbau de Ouro.

Ciclo Antirracista
O Ciclo de Atividades de Educação Antirracista começou no dia 23 de outubro com o início do segundo semestre letivo da UFPel e prossegue até o final de novembro com uma programação variada. O evento é organizado pela Prec.