Passeio ciclístico marca o Setembro Amarelo na UFPel

Para lembrar que a atividade física, seja ela qual for, é um dos pilares do autocuidado e da saúde mental, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu neste domingo (10) um passeio ciclístico. A ação foi alusiva à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.

Cerca de 70 pessoas, dentre servidores e estudantes da UFPel e integrantes do grupo Pedal Dominguera, percorreram aproximadamente dez quilômetros. A saída foi do Campus Anglo e o trajeto passou por diversos prédios da UFPel na região do Porto e da área central da cidade. Depois, os ciclistas voltaram ao Anglo, onde a atividade foi encerrada.

De acordo com a técnica desportiva da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV/UFPel) Eliana Kroning, os benefícios da atividade física são amplamente conhecidos para a saúde mental, colaborando no combate da depressão e da ansiedade. “Tanto pelas respostas fisiológicas quanto pelo envolvimento coletivo, de pertencimento àquela atividade, fazer parte de um grupo, ter um objetivo para o dia”, ressaltou.

O estudante do terceiro semestre de Artes Visuais Vitor Saraiva, 20 anos, veio do bairro Pestano, onde reside, para participar da pedalada. Só para chegar ao Campus Anglo, percorreu cerca de onze quilômetros em menos de uma hora. “Eu estava bem determinado mesmo”, brincou. Ele conta que gosta de pedalar e estava precisando sair de casa. “Estava me sentindo meio só, sem ter o que fazer, e é uma atividade que faz bem para a saúde”, disse. Segundo o estudante, o passeio ciclístico foi uma boa aposta para uma ação alusiva ao Setembro Amarelo. “Pedalando a gente olha para os lugares, vai descobrindo coisas que não se percebe na correria do dia a dia, tendo um olhar novo para o trajeto onde se passa. Os pensamentos vão fluindo”, avaliou.

A atividade contou com a parceria do Pedal Dominguera, que elaborou o trajeto, contatou a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, e levou batedores para a segurança dos participantes.

Próximas atividades
Outras ações ainda serão realizadas neste mês. Serão distribuídos cartazes informativos nas unidades sobre o tema da saúde mental. Também haverá roda de conversa, promovida no âmbito do Programa UFPel Sempre Acolhedora, cujo tema e data ainda estão sendo definidos.