PET Saúde encerra edição com apresentação de ações e resultados

Os cinco grupos envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram reunidos nesta sexta-feira (11) para uma reunião de encerramento dos trabalhos. A 10ª edição do PET Saúde ocorreu de agosto de 2022 a julho de 2023 e buscou inserir os estudantes no serviço de saúde do município de Pelotas.

No encontro, que ocorreu no auditório da Reitoria, participaram representantes dos grupos “Redes de Atenção e Ensino na Saúde”, “Gestão e Atenção à Saúde de Covid-19”, “Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial”, “Assistência à Saúde no Contexto de Covid-19” e “Promoção do Cuidado na Atenção Primária à Saúde”. Eles apresentaram as atividades e experiências vivenciadas no projeto.

Durante o desenvolvimento da 10ª edição do PET Saúde, participaram 60 bolsistas: 40 alunos de graduação (dos cursos de Farmácia, Medicina Veterinária, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Nutrição e Educação Física), dez professores tutores e dez preceptores – profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS).

Representando a reitoria, o coordenador de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Antônio Maurício Medeiros Alves, destacou que o momento era de celebração de um projeto de suma importância para a formação acadêmica e para a integração com a comunidade. Destacando a parceria com a SMS, o coordenador pontuou que a UFPel busca estimular a inserção dos estudantes no mundo do trabalho aderindo a editais que buscam aproximar e qualificar docentes, discentes e técnicos. Alves também parabenizou as equipes e agradeceu o suporte do Núcleo de Programas e Projetos da Universidade (Nuprop). “Que tenhamos força, vontade e condições para abraçar novas oportunidades semelhantes a essa. A formação não se dá apenas na sala de aula, mas na relação com a comunidade”, salientou.

Na ocasião, os coordenadores receberam homenagem de agradecimento e, após cada explanação, houve tempo para debate entre as pessoas presentes.

Integração na saúde

O PET Saúde propôs ações de educação pelo trabalho para a saúde buscando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade, a fim de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para atuação colaborativa em eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde.

O programa realizou ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas. A intenção também foi promover estratégias de formação em saúde capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS.

Além disso, o PET Saúde também objetivou mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), considerando-se aspectos para a qualificação de recursos humanos em saúde diante das necessidades atuais, com ênfase no processo de integração ensino-serviço-comunidade, com estratégias alinhadas à integração entre alunos, profissionais e comunidades para aperfeiçoamento da gestão em saúde e assistência à saúde.