Encontro marca a aposentadoria de Servidores da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou um evento especial para homenagear os servidores recentemente aposentados. A cerimônia, organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), ocorreu na manhã da quarta-feira (12) com o objetivo de agradecer aos 20 servidores e servidoras que se aposentaram no último trimestre. Durante o evento, foi reconhecido o tempo dedicado à instituição e o serviço prestado por eles durante o período de atividade na UFPel.

Ao iniciar o evento, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, enfatizou que aquele momento representava uma nova etapa na vida dos servidores aposentados, mas destacou que o vínculo com a instituição e com as pessoas permanece inalterado. “Este encontro marca a transição para novos projetos de vida. Contudo, desejamos que a UFPel continue sendo a casa de vocês, estará com as portas sempre abertas”, ressaltou.

A vice-reitora Ursula Silva também dirigiu palavras de saudação aos servidores aposentados, expressando gratidão pela dedicação deles ao longo dos anos e enfatizando que a partir daquele momento, eles teriam tempo para si mesmos e suas famílias, bem como a oportunidade de investir em outros projetos que antes não eram possíveis durante o período de atividade. “A Universidade não quer se desligar de vocês. Sintam-se sempre parte dessa família. Vocês escreveram a história da UFPel e nós reconhecemos o valor e a entrega de cada um de vocês”, afirmou.

Além disso, a cerimônia contou com a participação da Associação dos Servidores da UFPel (Asufpel). As representantes da entidade dirigiram-se aos recém-aposentados, compartilhando informações sobre as diversas oportunidades de projetos e ações disponíveis nessa nova fase da vida. Elas enfatizaram que os sindicatos estão à disposição para apoiar e oferecer suporte, convidando calorosamente todos os aposentados a se juntarem e participarem das atividades promovidas pela associação.

Logo em seguida, foi reservado um momento especial para que todos os participantes pudessem compartilhar suas trajetórias e planos para o futuro. Além disso, a Progep proporcionou uma homenagem aos aposentados e aposentadas, presenteando-os com uma lembrança da Universidade.

Após três décadas de dedicação à UFPel, Maria Alice da Silva de Castro, técnica de laboratório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, encontrou uma série de atividades para preencher seu dia a dia. “Fiz uma graduação em empreendedorismo para auxiliar meu marido, que possui uma empresa. Além disso, tenho dois netos e e agora posso aproveitar momentos com eles. Também me mantenho ativa na natação e contribuo tocando teclado nas atividades da minha igreja”, compartilhou.

A professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia, Lori Altmann, compartilhou um pouco de sua rica trajetória de vida, que influencia diretamente suas atividades acadêmicas. Sua experiência inclui viver em dois povos indígenas, o que a levou a realizar pesquisas acadêmicas aprofundadas sobre essas culturas, explorando aspectos culturais, educacionais, religiosos e da memória. “Sempre estive muito envolvida com atividades de extensão. Agora, meu foco será direcionado à pesquisa. Tenho o desejo de publicar uma das minhas dissertações e escrever artigos sobre as experiências que tive como extensionista”, revelou.