UFPel marcou presença na Fenadoce 2023

Durante os dias de funcionamento da 29° Feira Nacional do Doce (Fenadoce), de 02 a 18 de junho, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve presente com atividades que promoveram aprendizado, inclusão e ensinamentos para os visitantes da Feira. Em um dos espaços destinados à Universidade, próximo à Praça de Alimentação, ficou localizado o estande da Universidade, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec), que possui como um de seus objetivos promover o diálogo e a integração com a sociedade.

O espaço do estande buscou apresentar os cursos de graduação e pós-graduação da UFPel, além de promover a apresentação dos programas de extensão e cultura disponibilizados pelos cursos da Universidade. Os cursos e projetos participantes permaneceram no espaço durante duas horas para a realização das suas atividades ao público. Além do espaço destinado aos cursos, o estande também contou com informações sobre formas de ingresso na Instituição.

Na tarde de quarta-feira (14), por exemplo, o estande recebeu as bordadeiras do Museu do Doce da UFPel, que participam de um projeto de extensão do curso de Museologia da Universidade. Durante a apresentação do projeto e do curso de Museologia, as bordadeiras estavam realizando um bordado de produção coletiva, que incentiva, por meio do esforço conjunto, o espírito de trabalho em equipe, promoção do diálogo entre as bordadeiras, assim como a troca de experiências realizadas ao longo dos anos. As participantes do projeto se encontram todas as quartas-feiras, a partir das 14h, no Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8), para realização de novos bordados. A entrada é gratuita para visitação.

Outro espaço dedicado à UFPel, localizado próximo à entrada do parque de diversões da Fenadoce, foi o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O serviço, coordenado pelo curso de Turismo da Universidade, contou com a participação de estudantes e voluntários para auxiliar o público com informações sobre a Feira. Os participantes do CAT também tiraram dúvidas sobre hotéis e lugares públicos da cidade de Pelotas. Além disso, os visitantes também puderam, no local, resgatar objetos pessoais perdidos.

A Feira também promoveu o Festival de Gastronomia, sob responsabilidade do curso de Gastronomia da UFPel, com diversas atividades interativas e participação dos visitantes. Nas aulas-show, foram preparados pratos doces e salgados, sobretudo os pratos tradicionais da região Sul. Além do festival gastronômico, os cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos também estiveram presentes no controle de qualidade dos doces da Feira, com discentes e docentes realizando as orientações e inspeções necessárias para a qualidade desses alimentos em todos os três turnos de funcionamento da Fenadoce.