Novas capacitações para servidores serão realizadas em maio

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal de Pelotas (CDP/PROGEP/UFPel) está com inscrições abertas para novas capacitações que serão realizadas em maio. As atividades são voltadas aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFPel.

Além de quatro ações on-line, haverá um módulo da Formação para Gestores que ocorrerá presencialmente.

As inscrições podem ser feitas na página da CDP, onde também estão mais informações sobre cada atividade.

Trilhas de Formação: Desenvolvimento na Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação
Data: 09 de maio (terça-feira)
Horário: das 14h às 15h30min
Ementa: Temas relativos à Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação: Progressão por Mérito, Progressão por Capacitação e Incentivo à Qualificação.
Facilitadores(as): Equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal na PROGEP/UFPel
Realização: plataforma WebConf da UFPel (na modalidade on-line)

Capacita na Web: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Definições e Impactos
Data: 10 de maio (quarta-feira)
Horário: das 09h às 11h30min
Ementa: Dados como riqueza da sociedade digital; LGPD: Trajetória histórica e conceitual; Dados pessoais e dados pessoais sensíveis; Tratamento de dados; Agentes de tratamento; Princípios da LGPD; Bases legais; LGPD na administração pública; Direito dos titulares; Privacy by design; Sanções; Adequações.
Facilitadora: Thaís Ettinger Oliveira Salgado (docente da Universidade Federal de Sergipe – UFS)

Capacita na Web – Desenho Didático para Educação Online
Data: 16 de maio (terça-feira)
Horário: das 14h às 16h
Ementa: métodos e técnicas para planejamento (desenho e desenvolvimento); implementação de projetos de cursos on-line, da análise à avaliação dos produtos.
Facilitador: Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho (docente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul)

Capacita na Web – Operacionalização do Sistema Helios Voting na UFPel*
Data: 23 de maio (terça-feira)
Horário: das 14h às 17h30min
Ementa: Breve abordagem sobre democracia e participação nas universidades; sobre a ferramenta eletrônica Helios Voting; como operar o sistema Helios Voting.
Facilitadores: Rodrigo Costa de Moura, Claiton Leoneti Lencina e Renata Vieira R. Severo
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
*As 22 vagas disponíveis são exclusivas para os chefes de Núcleos Administrativos de Unidades Acadêmicas da UFPel

Formação para Gestores 3ª Edição – Módulo 3: Gestão do SEI, Mapeamento de Processos e Serviços e Ferramentas de Tecnologia da Informação (T.I.)
Data: dias 15 e 18 de maio
Ministrantes: Júlio Carlos Balzano de Mattos (docente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTEC/UFPel), Milton Luis Rodrigues Bresque (servidor técnico-administrativo e chefe do Escritório de Processos da UFPel), Eduardo Maroñas Monks (coordenador de Redes e Infraestrutura da UFPel)
Carga horária: 6 horas no total (3 horas por dia)
Modalidade: Presencial