UFPel e Prefeitura transformaram vias de Pelotas em Ruas de Lazer em 2022

Em 2022, as vias públicas de Pelotas tornaram-se espaço de cultura, esporte e lazer. Uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal lançou o projeto Ruas de Lazer, evento que completou em seu ano inicial sete edições.

Liderado de forma interna na UFPel pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), o Ruas de Lazer tem o objetivo de oportunizar e democratizar espaços públicos, de forma a tornarem-se um espaço de lazer para a população local, por meio do fechamento da rua para trânsito de carros e motocicletas.

Dentre os locais que receberam a iniciativa, estiveram a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, que abrigou o evento seis vezes, e a Praça da Alfândega, com uma edição. Estima-se que, no total, mais de 10 mil pessoas tenham participado das atividades. “A comunidade pelotense deu uma resposta muito positiva ao evento”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura em exercício, Ana Carolina Nogueira.

O público pode ter contato com diversos projetos esportivos e culturais da UFPel: Basquete UFPel comunitário, Tênis de Mesa, Handebol e Rugby UFPel (Escola Superior de Educação Física); Barraca da Saúde (Faculdade de Enfermagem); Projeto Carinho (ESEF); Mais Juntas (Centro de Engenharias); Curiosamente e Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (Instituto de Biologia); Núcleo de Teatro (Centro de Artes); Museologando (Instituto de Ciências Humanas). Também marcaram presença a equipe da Coorte do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Odontologia, além dos cursos de Música e Dança.

Além dos projetos e ações sob o comando da UFPel, os eventos do Ruas de Lazer também contaram com diversos projetos e ações da prefeitura de Pelotas, como a escolinha de trânsito, shows culturais e o projeto Vida Ativa, com aulas de ritmo e brinquedos infláveis, aulas de Capoeira, Taekwondo e Judô ao ar livre. Outras atividades de parceiros também foram atração, com shows musicais, aulas de pilates, grafite, kangoo jump, prática de hockey, a van do Sest Senat, BikePel, feira autônoma de artesanato e de gastronomia e muito mais.

Para a equipe promotora do evento, o Ruas de Lazer simboliza um marco da retomada das atividades extensionistas presenciais. “Mostrou como é necessário esse contato entre as pessoas”, pontua Ana Carolina. O fato de ter a atividade física como um dos focos também é proposital nesse âmbito: “Temos que movimentar o corpo depois do tempo de isolamento e restrição”.

Os planos do setor são de continuidade, pois o projeto apresentou um forte potencial para seguir nos anos seguintes. “Não queremos apenas prosseguir, mas expandir para outros pontos da cidade”, explica a pró-reitora em exercício. Por meio das representações comunitárias no Fórum Social da UFPel, diversos bairros, como a Guabiroba e o Navegantes, já reivindicaram a realização do evento em suas ruas.