Encontro prepara estudantes para mobilidade acadêmica internacional

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (CRInter/UFPel) realizou, na última segunda-feira (28), encontro preparatório para mobilidade acadêmica internacional. Foram chamados para participação quase 30 estudantes da UFPel, selecionados em edital de mobilidade acadêmica internacional aberto pela CRInter no segundo semestre de 2022.

Esses estudantes, a partir do mês de fevereiro, estarão indo para semestre de estudos de graduação em Portugal e Colômbia em cinco diferentes universidades com as quais a UFPel mantêm acordos de cooperação com reciprocidade de benefícios para os estudantes de ambas as universidades. No caso das universidades colombianas, os alunos receberão, além da isenção das taxas acadêmicas, benefícios de ajuda de custo ou moradia.

Para o preenchimento específico dessas vagas, o edital da CRInter apresentou uma novidade neste semestre, com 20% da nota sendo destinada àqueles estudantes beneficiários dos auxílios concedidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

O encontro realizado nesta segunda-feira apresentou a importância da mobilidade acadêmica para a formação pessoal e profissional, o processo acadêmico da mobilidade acadêmica internacional, peculiaridades da vida na Colômbia e Portugal e aspectos importantes para a promoção e autocuidado da saúde mental no período fora do país.

Além da servidora chefe do Núcleo de Cooperação Acadêmica Internacional, Anelise Alves, e da coodenadora de Relações Internacionais da UFPel, professora Renata Bielemann, conversaram com os estudantes presentes os alunos Eriovan Toledo e João Pedro Louzada, do curso de Relações Internacionais, e Frederico Reckziegel, da Ciência da Computação, todos com experiência em mobilidade acadêmica nos mesmos países, e o psicólogo e a professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, Luís Roberto Cunha da Rocha e Laura Pio de Almeida.