Gestão da UFPel projeta políticas e ampliação da pós-graduação

Avaliação positiva da pós-graduação possibilita a expansão

A gestão central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em reunião na manhã de terça-feira (22), no Gabinete da Reitoria, com o diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sérgio Avellar, discutiu sobre as propostas de expansão da pós-graduação e as perspectivas para ampliação das políticas de ação afirmativa e da inserção com a comunidade.

Conforme Avellar, a “estrutura especial” da Universidade tem refletido positivamente nas avaliações: a inserção com a comunidade e a centralização do  gerenciamento estratégico da pós-graduação. A Capes é a fundação pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável, entre outras atividades, por fiscalizar, avaliar e financiar os programas de pós-graduação do País.

A perspectiva para as próximas avaliações (quadrienais) da Fundação Pública, segundo informou, é valorizar ainda mais a inserção com a comunidade, característica em que a UFPel é destaque. “Não que produzir com qualidade não seja relevante; o impacto da pós-graduação na vida das comunidades é fundamental”, explicou.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, contextualizou o movimento institucional para que a Universidade “cresça como um todo”, não apenas em iniciativas isoladas de excelência, e comentou sobre os projetos de interação com a sociedade: “A Universidade, até pela distribuição de seus prédios, está totalmente inserida na comunidade”. O esforço de gestão, contou, é para que os encaminhamentos voltados à expansão da pós-graduação sejam realizados ainda em 2022.

Perspectivas

Na mais recente avaliação periódica da Capes, realizada a cada quatro anos, a UFPel, relatou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, obteve 47% de aumento das notas dos cursos de pós-graduação, que são pontuados em escala até sete. O cenário qualitativo proporcionou oito propostas de doutorados, novas iniciativas e articulações.

O diretor de avaliação da Capes considerou a UFPel como “uma ilha de excelência no interior”. Agradeceu o movimento de ampliação e manifestou o interesse da fundação pública em apoiar o processo de expansão de políticas de ações afirmativas e de cursos de pós-graduação.

Discutiu-se também sobre a importância da interação com a graduação e da ampliação políticas de ações afirmativas, para inclusão social, interação com a comunidade e diversificação das temáticas de pesquisa. As políticas afirmativas, comentou o pró-reitor, não se destinam apenas ao resgate de uma dívida histórica, mas também à qualificação da produção do conhecimento, cenário que se identifica nas avaliações da Capes.

Representantes da gestão da UFPel relataram as iniciativas de oferecimento de  disciplinas transversais, internacionalização, interação com as escolas públicas (Projeto Andorinha) e os êxitos nas áreas de concessão de patentes, gestão da Iniciação Científica e nas políticas de quotas. Em novembro de 2022, a Universidade, para reduzir o quadro de desigualdade (atualmente, 1,5 dos professores são negros), também regulamentou as bancas diversas em concursos públicos.

Programação

O diretor de avaliação da Capes palestrará na terça-feira (22), às 14h, no Auditório 2 do Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante (Rua Marechal Deodoro, 1160) sobre  o contexto atual e as perspectivas para a avaliação da pós-graduação.

Publicado em 22/11/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Pesquisa, Pós-graduação.