Início do conteúdo

Pós-Graduação da UFPel apresenta crescimento significativo na Avaliação da CAPES

Nas últimas semanas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concluiu o processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação, no período 2016-2020. O processo compreende as 49 áreas de conhecimento e é realizado periodicamente para analisar o comparativo entre os programas das diferentes áreas. No resultado, agora tornado público, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou um crescimento extremamente significativo. Como avaliação geral, 20 dos 44 Programas administrados exclusivamente pela UFPel apresentaram aumento de nota, um crescimento de 45,5% (há ainda três PPGs em rede). Já a nota média dos Programas passou de 4,11 em 2016, para 4,51 em 2020.

Nos programas de excelência (6 e 7), a UFPel teve um aumento de 50%, com dois novos programas se tornando Nota 6: Veterinária e Ciência e Tecnologia de Alimentos, os quais se juntam aos outros Programas de Excelência que mantiveram suas notas: Odontologia e Fitossanidade, com nota 6, e Epidemiologia e Biotecnologia, com nota 7.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV), Bruna Curcio, o Programa está pleiteando o conceito 6 desde 2013 e a conquista ocorreu em um momento especial. “Lutamos com uma política pública contrária a pesquisa e a ciência, corte de verbas e um período drástico de pandemia. A excelência de um Programa de Pós-Graduação é uma conquista de grupo. Contamos com docentes, discentes e um colegiado ativo e coeso que trabalha com um planejamento estratégico constante, para atingir as metas nacionais impostas. Mesmo com as modificações drásticas no processo avaliativo de área, conseguimos valorizar as potencialidades do curso não só na produção científica, mas também na inserção social e inovação científica”, destacou.

Em relação aos Programas com nota 5, a Universidade mais que dobrou seu número, passando de sete para quinze Programas no nível final de consolidação – um crescimento de 114%. São eles: Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica e Bioprospecção, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciência Política, Computação, Educação Física, Microbiologia e Parasitologia, Química e Sociologia juntam-se a Educação, Enfermagem, Letras, Memória Social e Patrimônio Cultural e Sistemas de Produção Agrícola Familiar.

Em relação à evolução de nota 3 para 4, também houve um crescimento muito consistente dos Programas. Artes, Ciências Ambientais, Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Educação Matemática, Geografia e Modelagem Matemática, além do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos na modalidade profissional alcançaram a nota 4 na Avaliação. Também é destaque a ascensão do Programa de Biodiversidade Animal, que surgiu de um processo de fusão recente dos Programas de Biologia Animal e de Entomologia, ambos nota 3 até então.

Cabe destacar que os Programas que apresentaram essa evolução de nota 3 para 4 podem agora apresentar propostas de criação do nível de doutorado, com janela de submissão até janeiro de 2023. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel (PRPPG) já está trabalhando em conjunto com as coordenações dos respectivos programas para esta construção e já realizou reunião na manhã desta terça-feira (13) com os coordenadores.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), foi um dos Programas que passou para a nota 4 na Avaliação e poderá submeter a proposta para um doutorado na área. O PPGEO possui uma importante missão no contexto da Universidade, viabilizando análises territoriais, ambientais e contribuindo para a formação de professores de Geografia na faixa de fronteira. De acordo com a coordenadora do Programa, Liz Cristiane Dias, a evolução para o conceito 4 pela CAPES ocorreu no ano em que o programa comemora seus 10 anos de existência. “Demonstra que estamos no caminho certo, resultado de um trabalho coletivo dos servidores e discentes que se empenharam para qualificar o PPGEO, elevando a produção intelectual e, por consequência, o alcance de seus resultados para a comunidade. Este movimento foi possível também devido ao investimento na base, promovendo o acesso dos alunos do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia à Pós-Graduação, possibilitando contemplar um nicho regional e interestadual de pesquisa”, explicou.

Na avaliação de 2013-2016, a UFPel apresentava 12 Programas com nota 3, marca inicial para o funcionamento dos cursos. Com a evolução alcançada pelos nossos programas, esse número foi agora reduzido para cinco.

Para a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos e que envolve a comunidade que atua diretamente nos programas de pós-graduação, mas também toda a equipe de apoio e suporte junto PRPPG. “Apesar de um cenário difícil que a nossa Universidade vem enfrentando, resultados como este refletem todo o esforço e empenho coletivo para que a Universidade siga avançando no seu principal papel: a formação de pessoas, o desenvolvimento de estudos científicos de grande impacto e o retorno do conhecimento à sociedade. Estamos muito orgulhosos desse avanço e evolução nos nossos programas”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, o resultado demonstra o constante processo de crescimento da pesquisa e da pós-graduação na UFPel, decorrente do trabalho dedicado da comunidade dos programas. “É importante destacar que o crescimento veio num período de significativos cortes no financiamento da pesquisa e da pós-graduação. A comunidade da UFPel está de parabéns pelo resultado obtido, que consolida a UFPel dentro do quadro de melhores Universidades Brasileiras em termos de Pós-graduação”, comemorou.

Para o coordenador de Pós-Graduação da UFPel, Rafael Vetromille-Castro, o resultado reflete os esforços empregados por toda a cadeia administrativa e acadêmica: “Nos últimos quatro anos, tanto a equipe da PRPPG, quanto coordenadores, docentes, técnicos administrativos e discentes dos Programas vêm trabalhando em ações que otimizam o dia a dia, geram políticas de inclusão e produzem ciência de importante impacto social. O resultado do trabalho conjunto é gratificante, um orgulho para a Universidade”, destacou. O coordenador de Pós-Graduação acrescentou que as perspectivas para a próxima avaliação, a qual já está em curso, são positivas: “O processo de autoavaliação e planejamento estratégico em desenvolvimento promete ser ação importante para que a pós-graduação siga crescendo”, finalizou.