Curso de Dança apresenta produções ao público

O curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inicia nesta semana o Dança em Processo, evento que agrega as produções de final de semestre desenvolvidas em diferentes disciplinas. A programação conta com apresentações artísticas, seminários e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades iniciam nesta quarta-feira (16) e vão até o dia 05 de dezembro, em diferentes horários e espaços. Para ver a programação completa, basta acessar a página do curso.

Estão incluídas no evento as disciplinas de Composição Coreográfica, Análise do Movimento, Montagem de Espetáculo, Laboratórios de Dança, Estágios e TCCs. O objetivo do Dança em Processo é proporcionar aos alunos e alunas a oportunidade de dar visibilidade aos seus trabalhos, bem como possibilitar ao público, de forma geral, uma aproximação com o que vem sendo desenvolvido nas diferentes instâncias da formação docente no curso de Dança da UFPel.

Os trabalhos de Montagem de Espetáculo, sempre orientados por professores ou professoras do curso, estão organizados em onze obras que serão apresentadas durante o mês de novembro. A estreia ocorre no dia 16, às 20h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes, com o espetáculo “Na passarela da vida eu sou o Samba”, dirigido por Débora Mendes. No dia seguinte, 17, haverá “O corpo em quatro elementos”, de Karina Silva, às 18h, no mesmo local. Depois é a vez de “As Memórias de um Armário”, dia 18, às 20h30min, no prédio da AABB, com direção de Victor Techera. Na semana seguinte as apresentações iniciam no dia 21, com “Silêncio”, de Karen Moreira. Dia 22 serão diversos trabalhos: “Quinto Elemento”, de Jeferson Cabral, a videodança de Karina Fonseca, “Made in Pelotas”, de Bruno Lemos e “Talvez isso seja um espetáculo”, de Bianca Ascari. Dia 23 é a vez de “Devir”, de Beatriz Borges, seguido de “Silenciadas”, no dia 25, com direção de Anielle Gomes e, encerrando os trabalhos de Montagens, ocorre “Recreio”, no dia 30, de Rosângela Domingues.

Além das montagens, as disciplinas de Composição Coreográfica, Análise do Movimento e Laboratórios de Dança estarão apresentando as produções finais de cada componente curricular. Junto a isso, poderão também ser apreciadas as reflexões sobre os estágios realizados nas escolas e espaços educativos, importante momento da formação dos futuros docentes em dança.

E, para finalizar, as defesas de TCC fazem parte da preparação do pesquisador na área, complemento essencial na formação profissional de todos e todas que vêm se dedicando, ao longo de quatro anos, ao processo formativo dentro do curso de Dança Licenciatura da UFPel.

As atividades são abertas ao público em geral, conforme classificação indicativa, buscando contribuir com a construção de um pensamento plural e diverso em relação à cultura do município de Pelotas e região. “Aguardamos a comunidade local para apreciar e se aproximar de nossa Universidade”, diz a professora Daniela Castro.

Cronograma Montagens de Espetáculo:

Dia 16/11
Nome da obra: Na passarela da vida eu sou o Samba
Direção: Débora Mendes
Horário: 20h30min

Dia 17/11
Nome da obra: O corpo em quatro elementos
Direção: Karina Silva

Dia 18/11
Nome da obra: As memórias de um Armário
Direção: Victor Techera
Horário: 20h30min
Classificação indicativa: 16 anos

Dia 21/11
Nome da obra: Silêncio
Direção: Karen Moreira
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 22/11

Horário: 10h30min
Nome da obra: Quinto Elemento
Direção: Jeferson Cabral

Nome da obra: Em mim marcas de ti
Direção: Karina Fonseca

Nome da obra: Made in Pelotas
Direção: Bruno Lemos

Horário: 18h30min
Nome da obra: Talvez isso seja um espetáculo
Direção: Bianca Ascari

Dia 23/11
Nome da obra: Devir
Direção: Maria Beatriz Borges
Local: Sala Preta – Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65)

Dia 25/11
Nome da obra: Silenciadas
Direção: Anielle Gomes
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 30/11
Nome da obra: Recreio
Direção: Rosângela Domingues
Local: Sala Preta – Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65)
Classificação indicativa: Livre

Publicado em 16/11/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Dança, Dança em Processo.