Mostra de Cursos apresenta graduações a grande público

Um público vultoso compareceu à 6ª Mostra de Cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para conhecer melhor as opções de graduação que a instituição oferece. Depois de duas edições on-line por conta da pandemia, o evento retornou ao formato presencial e foi realizado nesta quarta-feira (28), no Centro de Referência de Esporte, Cultura e Lazer (no prédio da antiga AABB). A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), que organiza a Mostra, estima que aproximadamente três mil pessoas passaram pelo evento.

Cercados por explicações, demonstrações, material expositivo, ações e outros recursos utilizados para exemplificar a ação de cada curso, os participantes puderam tirar dúvidas, trocar ideias e conhecer mais a fundo as mais de cem graduações da UFPel. A instituição também preparou espaços para que os visitantes ficassem por dentro de benefícios de assistência estudantil, processos de ingresso e o sistema de cotas em vigor na UFPel.

A Mostra de Cursos teve, também, roda de conversa sobre Apoio Institucional e atividades culturais. Outro destaque foram os três novos cursos da UFPel: Comércio Exterior, bacharelado em Design de Jogos e licenciatura em Letras – Libras e Literatura Surda, que tiveram grande receptividade.

A pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, se disse emocionada com a adesão e o envolvimento dos estudantes que vieram participar do encontro, e o estreitamento de laços com a Universidade. Comemorando a superação do evento em termos de público em relação às edições anteriores, a gestora destacou que, embora seja percebido pelas universidades públicas do país um decréscimo em seu número de estudantes, o volume de participantes evidencia que há, sim, interesse pela educação superior. “É importante que eles [os estudantes] saibam que a universidade pública é acessível a pessoas de qualquer classe social e condição. Esse evento é uma oportunidade para a Universidade se mostrar mais, dar a conhecer suas possibilidades e potências”, destacou.

A pró-reitora salientou ainda que os participantes puderam dialogar com os estudantes universitários e servidores de diversos cursos, de variadas áreas do conhecimento, inclusive para além dos cursos mais clássicos, fazendo perguntas e até participando de vivências. Quem veio ao prédio da AABB pôde inteirar-se de projetos de ensino, pesquisa e extensão, assistência estudantil e programas de apoio ao estudante. Tudo estava exposto. “Isso nos dá uma grande esperança, de que os jovens venham para a nossa Universidade e tenham essa perspectiva em sua vida e na contribuição à sociedade, que é o nosso papel”, pontuou.

Geales Schlee, 17 anos, e Érika Rediess, 16, são estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Carlos

Geales Schlee

Mesko, de Canguçu e fizeram questão de conhecer estandes de vários cursos da UFPel. Isso porque a escolha para o futuro ainda não está bem definida. “Há muitos cursos que não conhecemos. Na Mostra a gente aprende mais sobre eles e vê várias coisas novas”, avaliou Geales. Érika pretende ingressar na área da saúde e se interessou por Fisioterapia e Enfermagem. “No Ensino Médio ainda temos muitas dúvidas”, disse.

Leksa Pereira (E) e Helen Farias (D)

Para Helen Farias, 18, a escolha é certa: Arquitetura e Urbanismo. A jovem, estudante do Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, de Arroio Grande, sempre sonhou em seguir essa carreira. Além de confirmar esse desejo, a Mostra de Cursos serviu para que ela compreendesse melhor o segundo termo do curso: o Urbanismo. “Tinha curiosidade e conversei bastante [com os representantes do curso]. Pessoalmente podemos conhecer realmente o que o curso tem de mais interessante”, opinou. A amiga Leksa Pereira, 17, concorda que o contato pessoal contribui para tirar dúvidas. Inclusive para ela, que pôde se aproximar de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Química Forense.

Vívian Bueno

A proximidade também foi destacada por Vívian Bueno, 21. Ela já foi universitária, mas trancou o curso e estava no evento para conhecer melhor outras áreas de interesse, como Design e Ciência da Computação. Apesar de já ter conferido informações sobre esses cursos no site da UFPel, ela veio à Mostra para tirar dúvidas. “É um evento legal e informativo. Vindo aqui e falando com alguém sobre o que realmente fazem e aprendem é melhor do que pela Internet”, disse.

Daniela Assis (E)

Daniela Assis, 18 anos, é estudante do primeiro semestre de Artes Visuais – Licenciatura e já veio à Mostra para contribuir na divulgação de seu curso. “Aqui é uma oportunidade de fazer contato, fazendo o que a gente gosta e vendo tantas pessoas falando de seus cursos com muito amor”, afirmou.