Corais e Grupo de Acordeonistas se apresentam no Conservatório

Mais uma atividade em comemoração aos 104 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocorre na próxima semana. Na quinta-feira (22), às 19h30min, no Salão Milton de Lemos, haverá apresentação dos Corais Infanto-Juvenil e Feminino do Conservatório de Música e estreia do Grupo de Acordeonistas da instituição.

O evento tem apoio da Direção do Conservatório de Música e Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON). A coordenação é do professor Marcelo Macedo Cazarré. A entrada é franca, mas o público é convidado a contribuir com a doação de alimentos não perecíveis.

Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel
Fundado na década de 1990, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017. Atualmente conta com 35 integrantes e é aberto a toda a comunidade, conforme a faixa etária: “Infantil” entre quatro e oito de idade, “Juvenil” entre nove e 20 anos. A regência é de Raquel Barbier, com acompanhamento do pianista Felipe Bunilha.

Coral do Conservatório de Música
Fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Após a saída da professora Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório. Após seu falecimento, o Coral foi assumido pela professora de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho até o ano de 2017. Em 2018, o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se Coral Feminino do Conservatório de Música. Atualmente conta com 25 coralistas. A regência é de Raquel Barbier, com acompanhamento do pianista Felipe Bunilha.

Grupo de Acordeonistas
Fundado em agosto de 2022, conta com cinco integrantes e está aberto para novos participantes, mediante teste. A iniciativa propõe uma verdadeira imersão musical e tem abrangência aos participantes da região sul. O objetivo é proporcionar o acesso a materiais de estudo para o aperfeiçoamento, dentro do universo da música instrumental através do acordeom. O Grupo de Acordeonistas tem como organizador e preparador o músico Vinicius Terres, formado no Curso Música Popular pela UFPel, que coordenou o 1º Encontro de Acordeonistas do Conservatório de Música e grupos musicais.

Serviço
O que: Apresentação dos Corais e Grupo de Acordeonistas do Conservatório de Música da UFPel
Quando: 22 de setembro (quinta-feira), às 19h30min
Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651)