Conservatório completa 104 anos com programação musical

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) celebra em setembro seus 104 anos. Para comemorar, a entidade promove diversos eventos no decorrer do mês. Recitais de piano, flauta, canto e encontro de corais estão na programação.

As atividades começam no dia 02 de setembro, às 19h, com Recital de Piano de Henrique Silva Carlos, aluno particular da professora Sônia Cava e estudante do curso de Aperfeiçoamento Musical do Conservatório de Música. O evento será no Salão Milton de Lemos, na sede do Conservatório (localizado na esquina das ruas Félix da Cunha e Sete de Setembro).

Na data em que se comemoram os 104 anos, 18 de setembro, a programação conta com o 4º Encontro de Corais do Conservatório de Música. A atividade será às 19h30min, na Catedral São Francisco de Paula. Na ocasião, o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será o convidado especial. Também se apresentam o Coral Infanto-Juvenil do Conservatório, o Coral da Sociedade Música pela Música, Grupo Vox e Coral da UFPel. A entrada é gratuita, mas a organização aceita doações de alimentos não perecíveis.

Os projetos do Conservatório de Música – com o Coral Infanto-Juvenil e Coral Feminino se apresentarão no dia 22, às 19h30min, no Salão Milton de Lemos. No mesmo evento, haverá a estreia do Grupo de Acordeonistas do Conservatório de Música.

No dia seguinte (23), no mesmo horário e local, é a vez do Recital de Canto e Piano com os ex-alunos Marcelo Schuch e Tomás Storino.

Encerrando a programação, no dia 28 de setembro, às 19h30min, haverá Recital Solo de Flauta Transversal, com o professor Raul Costa d’Ávila. O evento também será no Salão Milton de Lemos.

Restauro
Neste ano em especial o Conservatório de Música comemora a restauração de seu prédio, que está em andamento. O projeto de Restauro se deu através da união da Empresa Santa Fé Produtora e Patrimônio, realizadora do projeto, e a Associação Amigos do Conservatório de Música. O projeto do restauro inicial é apresentado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e tem como patrocinadores a Arrozeira Pelotas, Biri Refrigerantes, Irmãos Jouglard e Cerealista Polisul. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura do Rio Grande do Sul – Lei de Incentivo a Cultura (LIC) do Governo do Estado. Veja aqui um vídeo mostrando o andamento da obra.

História
O Conservatório de Música foi fundado em 04 de junho de 1918, sendo sua inauguração oficial em 18 de setembro do mesmo ano, iniciando suas atividades no prédio da rua Félix da Cunha, 651, no qual funciona até hoje.

Em fevereiro de 2004, foi protocolado pelo deputado Bernardo de Souza, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que propunha o reconhecimento do Conservatório de Música da UFPel como Patrimônio Cultural do Estado. O projeto foi aprovado por unanimidade e reconhecido pela Lei no 12.133, de 26 de julho de 2004, o que deveria garantir a sua preservação e permanência como parte fundamental da história e da memória da cidade de Pelotas. Embora o prédio estivesse vulnerável, o patrimônio imaterial estava assegurado.

O prédio do Conservatório de Música, de acordo com o Edital de Notificação publicado no D.O.U. nº 82, de 30 de abril de 2018, passou a ser protegido, também, por tombamento federal, sendo considerada a sua preservação parcial, ou seja, conservação das características arquitetônicas, artísticas e decorativas externas do imóvel – fachada e volumetria.