PPG em Meteorologia promove Aula Inaugural do semestre

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGMet-UFPel) promove, nesta segunda-feira (29), a Aula Inaugural do semestre 2022/2. Toda a comunidade da UFPel é convidada a participar. A atividade será às 14h, de forma on-line. O palestrante convidado é o professor Luciano Pezzi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Pezzi é meteorologista formado na Faculdade de Meteorologia da UFPel, com mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Oceanografia Física pela University of Southampton.

Na Aula Inaugural, o convidado irá abordar alguns processos que ocorrem na interface entre o oceano e a atmosfera. Um deles será a modificação na dinâmica e termodinâmica do oceano Atlântico Sudoeste, em sua região mais superficial (camada de mistura) causados pela presença do fenômeno atmosférico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) oceânica. Serão apresentados os primeiros resultados obtidos até agora, bem como a fronteira do conhecimento que aponta para uma nova perspectiva fenomenológica de como a ZCAS oceânica modula regionalmente o resfriamento da camada de mistura do Atlântico Sudoeste.

O convidado apresentará, ainda, resultados obtidos a partir de cruzeiros oceanográficos que mostram como a mesoescala oceânica modifica os níveis mais baixos da atmosfera (camada limite atmosférica). “Ou seja, iremos tratar sobre processos de interação oceano-atmosfera que também passam por uma ‘conversa animada’ entre as camadas limites atmosférica marinha (CLAM) e oceânica (CLO)”, adianta.