Dez cursos da UFPel serão avaliados no Enade 2022

Os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito, Gastronomia, Gestão Pública, Jornalismo, Processos Gerenciais, Psicologia, Relações Internacionais e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) serão avaliados em 2022 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, requisito para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação (MEC). A etapa de inscrição, de ingressantes e concluintes, sob responsabilidade das coordenações de curso, será realizada de 6 de julho a 8 de agosto, com período de correções de 9 a 31 de agosto.

Ingressantes e concluintes dos dez cursos desta edição deverão ser inscritos para o Enade, mas apenas estudantes concluintes prestarão o Exame. A prova, sobre conteúdos específicos e temas de conhecimentos gerais, está marcada para 27 de novembro, às 13h, no município-sede do curso. Conforme o Edital, além da avaliação, os concluintes devem preencher o Cadastro de Informações Pessoais, de 6 de julho a 26 de novembro, e o Questionário do Estudante, de 1º de setembro a 26 de novembro.

Os acadêmicos que estiverem desenvolvendo atividades curriculares obrigatórias fora do município-sede do curso, em instituição conveniada com a UFPel, poderão prestar o exame na mesma cidade dessas atividades, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local. O pedido de alteração deve ser feito à coordenação de curso, que terá o prazo de 1º a 9 de setembro para efetuar a modificação. Os estudantes que necessitem de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social podem fazer a solicitação diretamente no sistema Enade, de 1º a 8 de setembro.

Quem deve ser inscrito?

Embora não sejam diretamente avaliados pela prova, os ingressantes devem ser inscritos pelas coordenações de curso: o MEC assim considera os estudantes que iniciaram o curso em 2022, estejam devidamente matriculados, e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo até 31 de agosto de 2022.

O Edital define como concluintes os que integralizaram, no caso dos cursos de bacharelado, 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2022 (75% da carga horária, para os cursos superiores de tecnologia); ou os com previsão de cumprimento de todas as atividades do curso até julho de 2023 (até dezembro de 2022, para os superiores de tecnologia).

Em qualquer um desses casos, os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas. Mais informações estão disponíveis no Edital Inep/MEC nº 51/2022.

Saiba mais em: Cartaz_ENADE 2022-rev03-PRINT