UFPel marca presença na Fenadoce com extensa programação

Quem passar pela Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que ocorre até o dia 19 de junho no Centro de Eventos, em Pelotas, terá a oportunidade de conhecer projetos, participar de ações e descobrir mais sobre o que é produzido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Seja visitando o estande da instituição, seja consultando uma informação turística ou provando das delícias gastronômicas da Feira, o público encontrará a UFPel. Fazendo jus ao tema da edição deste ano – Doces (re) encontros – a Universidade mais uma vez se faz próxima de sua comunidade com uma programação variada.

São quase 50 projetos e cerca de 300 pessoas, entre estudantes e servidores, diretamente envolvidos nos 17 dias de evento. Além de ser uma vitrine das ações da Universidade nas mais diversas áreas do conhecimento, o estande da Universidade conta, na programação, com assinatura de convênios, lançamento de livro, participação das unidades acadêmicas e administrativas, além de exibição vídeos institucionais e interação com o público.

O espaço do estande foi oferecido sem custo financeiro para a UFPel como contrapartida pelas ações desenvolvidas em três principais frentes: o controle de qualidade dos doces, o Festival Gastronômico e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Liderado pelo curso de Química de Alimentos, o controle de qualidade está presente em todos os turnos, acompanhando diretamente o trabalho das docerias e orientando sobre boas práticas na produção e apresentação das iguarias. O Festival Gastronômico, sob a batuta do curso de Gastronomia, apresenta aulas-show valorizando a culinária regional em um espaço gastronômico próprio, onde o público pode acompanhar o desenvolvimento das receitas e degustar o resultado. E a proposta do Centro de Atendimento ao Turista, organizado pelo curso de Turismo, oferece todo o suporte de orientações sobre a Fenadoce, suas ações e espaços, e também sobre o município e a estrutura turística local, como hotelaria e entretenimento.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Eraldo Pinheiro, a participação da UFPel na Fenadoce aproxima a instituição da comunidade. Segundo o gestor, trata-se de validação social nesse momento difícil que a Universidade vive, com falta de recursos e investimentos (Com o recente corte orçamentário, são sentidos prejuízos sucessivos, na ordem de R$ 16 milhões, considerando a inflação e a necessidade de reajustes contratuais. Saiba mais aqui.).

A reitora Isabela Andrade destaca a satisfação da Universidade em retornar aos pavilhões da Fenadoce, tendo em vista a proximidade com a comunidade de Pelotas e região. “Ao longo dos últimos dois anos, estivemos atuantes no enfrentamento à pandemia, mas sem deixar de produzir e avançar em ações de extensão, ensino e pesquisa. A Feira proporciona que os resultados dos trabalhos quem vêm sendo desenvolvidos sejam visualizados por todas as pessoas, além de possibilitar a divulgação de nossos cursos de graduação e pós-graduação”, salientou.

Ouvindo a comunidade
A UFPel também tem espaços de escuta da população. Ao acessar um QR Code, o visitante pode responder à pergunta “Qual espaço a UFPel ocupa no teu mundo?”. A ideia é reunir percepções da comunidade a respeito da Universidade que possam contribuir nas discussões de planejamento da instituição.

O Hospital Escola (HE) da UFPel está propondo o concurso cultural “Conhecendo o HE”. A melhor frase sobre a importância do Hospital para Pelotas e região ganhará uma bicicleta.

Programação
A programação das atividades da UFPel na Fenadoce pode ser acompanhada aqui. Outras informações podem ser acessadas nas redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec): Instagram (@prec.ufpel) e Facebook.