Início do conteúdo

CPMet lança Alerta Meteorológico

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou Alerta Meteorológico.

Leia abaixo:

Alerta meteorológico

Os ventos desta manhã de terça-feira (17/05) se intensificam a partir da tarde com a chegada da tempestade subtropical Yakecan. Os modelos de previsão do tempo indicam que a partir das 15h a tempestade atingirá o litoral gaúcho, primeiramente o litoral sul, provocando ventos fortes em todo o leste e sul do Rio Grande do Sul. A intensidade do vento deve atingir valores em torno de 80km/h com rajadas de 100km/h em toda a faixa litorânea do Chuí até Capão da Canoa, entre 15h e 21h. Estas áreas devem observar ressaca forte diante da combinação da maré meteorológica e maré sizígia (lunar).

Avançando em direção ao interior do Estado os ventos serão um pouco menos intensos, com valores sustentados em torno de 70km/h, portanto, com riscos de destelhamentos, queda de árvores e problemas na rede elétrica. Inicialmente há possibilidade de aumento do nível na margem leste da Laguna dos Patos devido ao represamento das águas por causa do vento que sopra forte de oeste. A partir da madrugada de quarta-feira (18/05) as condições começam a enfraquecer, mas ainda com ventos sustentados de 40km/h e rajadas que podem atingir 65km/h, perdurando até as 12h do dia 18/05.

Recomendamos atenção e muito cuidado. Sigam as recomendações da Defesa Civil e das autoridades competentes. Fiquem em segurança.

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Faculdade de Meteorologia da UFPel permanece monitorando o fenômeno e atualizará as informações frequentemente. Mais informações através do telefone (53) 99983-6166 e do sítio https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/.

Alerta válido até 18h de 17/05