Projeto da UFPel promove palestra “Educa-ação em saneamento e extensão Universitária”

O projeto unificado Gestão Ambiental, Água/Saneamento e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul e tem por objetivo contribuir com as dinâmicas do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse sentido, para celebrar o dia mundial da água (22 de março) o projeto propõe a realização da palestra Educa-ação em saneamento e extensão Universitária a ser proferida pela pesquisadora Debora Cynamon Kligerman.

De acordo com o coordenador do projeto, Maurício Pinto da Silva, temas relacionados a água e saneamento são complexos e desafiadores. “Nos encontramos na década internacional para a ação: água para o desenvolvimento sustentável 2018-2028, e a água está no centro do desenvolvimento sustentável”, salientou.

A palestra ocorrerá no dia 22 de março, às 17h, com transmissão ao vivo no canal do projeto Gestão Ambiental, Água/Saneamento e os ODS (https://www.youtube.com/channel/UCI1zAgPCLbU-uB9xAV36aJA/about) no Youtube. O evento é aberto ao público em geral e gratuito. A ata de presença será disponibilizada durante a transmissão, para posterior confecção de certificados.

Mais informações em @gasaneamentoeods.

Currículo

Debora Cynamon Kligerman é engenheira civil, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutora em Planejamento Ambiental, e tem pós-doutorados pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Johns Hopkins. Em 2008 tornou-se fellow do LEAD em Programa de Treinamento de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável. É pesquisadora titular do departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. De 2004 a 2010 coordenou a equipe de Adaptação às Mudanças Climáticas junto ao Centro-Clima da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2019 coordena projeto de pesquisa “Avaliação do Impacto na Saúde Integral de comunidades beneficiadas pelo Projeto Água Atmosférica, em cooperação com Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: gestão em saneamento ambiental, educação ambiental, tratamento de esgoto e geração de energia, saúde pública, gestão ambiental, gestão de resíduos e adaptação às mudanças climáticas.

Publicado em 14/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Água, Gestão Ambiental, ODS, saneamento básico.