UFPel tem aumento no número de bolsas de Pós-Graduação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) introduziu recentemente uma nova sistemática de distribuição das bolsas de demanda social (DS) e Proex, de mestrado e doutorado, para os Programas de Pós-Graduação. Com isso, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a receber 170 novas bolsas já no mês de março, acrescentando cerca de R$ 4 milhões na economia da região.

O novo cálculo da Capes leva em consideração o histórico da evolução do Programa (nota), o desenvolvimento regional (IDH) e a efetividade (tempo de titulação) da comunidade acadêmica. Desta forma, a UFPel teve um crescimento substancial no número de bolsas (considerando mestrado e doutorado), passando de 1055 bolsas, para 1225 bolsas, um crescimento de aproximadamente 20%.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação, Rafael Vetromille-Castro, praticamente todos os programas da UFPel tiveram incremento no número de bolsas. “O número de bolsas anterior significava um aporte de aproximadamente R$ 25 milhões por ano para a UFPel e, consequentemente, para a economia da região. Com o acréscimo de 170 novas bolsas, o volume de recursos advindos de bolsas DS e Proex passará a ser de R$ 29 milhões, um acréscimo de R$ 4 milhões ao ano para a cidade de Pelotas”, comemorou.

As bolsas são concedidas para que os discentes consigam dedicar tempo integral aos seus estudos, qualificando a formação e permitindo a manutenção dos discentes durante o período de realização de seus cursos. As bolsas são um item essencial dentro da qualificação da pesquisa e pós-graduação e constituindo parte importante para o sucesso que a PG brasileira alcançou ao longo dos anos.

Entre os programas que receberam incremento no número de bolsas de mestrado e doutorado na UFPel, está o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), que passou de 12 bolsas de mestrado para 17 bolsas e 12 bolsas de doutorado para 17. Para a coordenadora do PPGBBio, Ethel Antunes Wilhelm, foi uma ótima notícia, principalmente considerando o contexto em que a pós-graduação brasileira se encontra.  “O PPGBBio teve um incremento de aproximadamente 40% nas bolsas de mestrado e doutorado, o que demonstra que o nosso Programa, por meio de diversas ações promovidas ao longo dos anos, está em fase de consolidação e em constante crescimento. Como fruto deste trabalho, estes resultados com certeza estão impactando na formação de recursos humanos qualificados na região Sul”, comemorou.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, este acréscimo no número de bolsas de PG demonstra o processo de crescimento e maior qualificação dos Programas de Pós-Graduação da UFPel, que ao longo dos anos tem refletido na formação de recursos humanos qualificados e na produção científica relevante, resultando em benefícios para a sociedade. “Este crescimento permitirá que um número maior de estudantes possa realizar seus cursos de mestrado e doutorado na UFPel, contribuindo para o desenvolvimento da região. É importante também parabenizar os programas, através de seus quadros de docentes e discentes, pelo trabalho árduo, especialmente neste período de cortes de verbas e de pandemia, que rendeu os frutos na forma do crescimento do número de bolsas”, salientou.

De acordo com a reitora Isabela Andrade, o crescimento no número de bolsas é resultado das ações que a Universidade vem implementando nos últimos anos através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “Nossas ações refletem agora na ampliação do número de bolsas a partir da nova sistemática da Capes que oportuniza que mais pessoas tenham dedicação exclusiva aos programas de pós-graduação da UFPel”, destacou.