Café Global das Mulheres discute a diversidade na ciência

A Universidade Federal de Pelotas, em colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande realizará, no dia 16 de fevereiro, o Café Global das Mulheres – IUPAC 2022 – Debatendo Diversidade na Química em Instituições de Ensino Superior Gaúchas.

O Café da Manhã Global é um evento que acontece em um único dia de fevereiro de cada ano marcando o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência da ONU. O objetivo é celebrar as conquistas das mulheres na ciência, inspirar as gerações mais jovens a seguir carreiras na ciência, além de estabelecer uma rede ativa de homens e mulheres para superar as barreiras à igualdade de gênero na ciência.

IUPAC

O órgão responsável pela criação do evento, “International Union of Pure an Applied Chemistry” IUPAC, é uma autoridade mundial da nomenclatura química e terminologia, incluindo a nomeação de novos elementos da tabela periódica, padronização de métodos de medição, entre outros. Foi estabelecida em 1919, com o objetivo de unir a comunidade global da área de química para o avanço da ciência através da colaboração e troca de informações científicas.

O primeiro IUPAC Global Women’s Breakfast: Women Sharing a Chemical Moment  in Time, foi organizado como parte do Ano Internacional de Química (IYC2011), em 18 de janeiro de 2011, foram feitos mais de 100 “breakfasts” em 44 países contando com a participação de aproximadamente 5 mil mulheres da área de química.

O evento é coordenado pela professora Márcia Mesko da UFPel em colaboração com as professoras Ethel Antunes Wilhelm, também da UFPel, Paola de Azevedo Mello da UFSM, Nadya Pesce da Silveira da UFRGS, e Daiane Dias da FURG.

Interessados podem acessar o site da IUPAC: https://iupac.org/gwb/ para mais informações.

Confira a programação

10h – Abertura

10h10 – Palestrante: Profa. Dra. Marília Oliveira Fonseca Goulart
Instituição: Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Tema: Histórico e conquistas das mulheres na química brasileira.

10h25 – Palestrante: Dr. Gabriel Kaetan Baio Ferreira
Instituição: Chemical Abstracts Service, American Chemical Society
Tema: O impacto da diversidade de gênero em química.

10h40 – Palestrante: Profa. Dra. Gilza Maria Piedade Prazeres
Instituição: Departamento de Química, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Tema: Mulheres negras na Química: desconstruindo invisibilidades.

10h55 – Palestrante: Simone Stülp
Instituição: Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul
Tema: Perspectivas da liderança feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

11h10 – Discussão

11h50 – Encerramento