Cerimônia marca o início da Unidade da Embrapii na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinaram, na última sexta-feira (03), convênio relativo à implantação da Unidade Embrapii na UFPel, a InovAgro. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e marcou o início das atividades da Unidade.

A solenidade contou com a presença da reitora Isabela Andrade, do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS), Odir Dellagostin, do diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, além de representantes da UFPel, Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e pesquisadores envolvidos no projeto.

Em sua fala o pesquisador da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e diretor da InovAgro, Luis Ávila, destacou que a Unidade será uma oportunidade para colaborar com o desenvolvimento regional e nacional na área de ciências agrárias. “Estamos assinando este convênio para ofertar a nossa expertise e a nossa infraestrutura com o objetivo de desenvolver a ciência e tecnologia para o agronegócio”, disse.

A gerente executiva da Fundação Delfim Mendes Silveira, que fará a gestão financeira dos projetos, Leila Denise Soares, destacou que a Fundação de Apoio está mais do que nunca comprometida com o projeto da InovaAgro e com a Universidade e desejou sucesso para o grupo de pesquisadores que atuará na Unidade.

Já o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, destacou que a Fundação tem procurado apoiar iniciativas que trazem benefícios à sociedade. “Temos nos empenhado muito para garantir financiamento à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, à inovação, à formação de recursos humanos. É uma satisfação estar aqui na minha casa, na UFPel, participando dessa cerimônia de assinatura do contrato da mais nova unidade Embrapii que muito nos orgulha”, comemorou.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, participou via videoconferência e parabenizou a UFPel e a Embrapii pela parceria. “Uma unidade Embrapii dentro da UFPel mostra o quanto a Universidade tem sido vibrante no acolhimento desse novo paradigma que a gente vive no século XXI. A Universidade sempre foi o centro de produção do saber, trazendo soluções concretas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Campos, destacou que a assinatura do convênio com a Embrapii é um momento importante para a Universidade. “É uma consequência do processo de trabalho que temos feito. A UFPel é uma referência na área do agronegócio e, apesar do momento sensível para a pesquisa no país, essa iniciativa mostra que temos capacidade de fazer a transformação social e promover o desenvolvimento da nossa região”, disse

O diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, contou um pouco da história e da missão da Embrapii, instituição com sete anos de operações. “A nossa missão é aproximar a academia da indústria, transformar conhecimento em nota fiscal, em produtos, serviços e processos de alto valor agregado. Temos um ambiente frutífero na região, com várias empresas que já são parceiras da Embrapii e sem dúvida a área dessa nova Unidade é um setor muito importante para o país”, disse.

A reitora Isabela Andrade iniciou saudando os presentes e salientou que o projeto foi uma ação conjunta que proporcionará um novo espaço de inovação dentro da UFPel que irá envolver a comunidade acadêmica e aproximá-la da indústria.  “Destaco a importância que a nossa gestão tem dado para a inovação. Criamos a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional e conquistamos muitos avanços. Para nós, é uma alegria podermos contribuir de alguma forma com toda a nossa comunidade”, disse.

InovAgro

A Unidade Embrapii InovAgro será uma unidade de pesquisa vinculada à Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel (INOVA) e funcionará na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). Assim, a UFPel passa a fazer parte do grupo de oito novas universidades brasileiras selecionadas para credenciamento como unidades da Embrapii. A Unidade da UFPel tem como propósito oferecer inovações tecnológicas na área da agricultura.