Reunião de reitoria com lideranças de Pedro Osório trata de projetos em saúde

Comitiva de lideranças da área da saúde da Prefeitura de Pedro Osório (RS) foi recebida, nesta quinta-feira (2), pela reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, e por membros da Administração Central da UFPel.

Durante o encontro, foi apresentado ao grupo, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o Portfolio de Projetos de Extensão: Conhecimento e Serviços para Comunidade, elaborado em parceria pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e pela Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), documento em que são apresentadas iniciativas na área de Extensão, especialmente aquelas que trazem possibilidades de parcerias.

O secretário de Saúde do município, Ricardo Alves, sondou a possibilidade de parcerias na área. “Estamos com déficit na área da saúde, devido à demanda retida pela pandemia”, explicou. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Junior, afirmou que a Universidade tem todo o interesse em contribuir para que os municípios coloquem seus atendimentos em dia, mas que teria que consultar alguma possibilidade para conseguir atender às demandas específicas de Pedro Osório.

A reitora Isabela destacou a importância desse tipo de pauta e afirmou ainda que tem o desejo de construir propostas a partir das demandas dos municípios da região, não apenas oferecendo aquelas que já estão configuradas. O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Lauri Centeno, deixou o convite para que a Universidade visite o local: “Pedro Osório está esperando vocês”.

Também participaram da reunião a vice-reitora da UFPel, Úrsula Silva, a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Nogueira, e a diretora do Centro de Referência em Assistência Social de Pedro Osório, Mara Castro.