Encontro de Pesquisa em Música reúne participantes de todas as regiões brasileiras

Foi realizado, entre os dias 6 e 8 de outubro, o 4º Encontro de Pesquisa em Música (EPMU), realizado pela primeira vez de forma remota, em meio ao contexto de combate à pandemia da COVID-19. Apesar do formato online, o evento registrou um crescimento em todos os indicadores de participação com relação às edições anteriores, reunindo, de forma inédita, participantes de todas as regiões brasileiras.

A conferência de abertura foi ministrada pela professora Sonia Ray, contrabaixista, pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema “Tendências e Perspectivas para a Pesquisa em Música no Brasil”, e contou com a participação do diretor do Centro de Artes da UFPel, Carlos Walter Alves Soares, e com a mediação do professor Germano Gastal Mayer.

As sessões de comunicações foram mediadas pelos professores membros da Comissão Científica do evento, composta pelos professores Germano Mayer, Luís Fernando Hering Coelho, Márcio de Souza, Rafael da Silva Noleto, Rafael Henrique Soares Velloso e Werner Ewald. Elas foram transmitidas ao vivo com a colaboração da Central Técnica dos cursos da área de Cinema.

O 4º EPMU alcançou o total de 189 inscrições, que foram ofertadas sem custos. Estiveram presentes participantes de 51 municípios, representando 16 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, contemplando todas as cinco regiões do país, além do vizinho Uruguai. Foram 18 horas de transmissões ao vivo.

Em relação à produção acadêmica, foram aprovadas, ao todo, 48 submissões, sendo três performances musicais e 45 comunicações de pesquisa, submetidas por 71 autores. Os trabalhos foram distribuídos em dez sessões, sendo uma delas somente de performances. Foram realizadas 12 rodadas de debates ao final de cada atividade, resultando em mais de seis horas de discussões abertas aos participantes sobre os temas apresentados no evento.

A realização da quarta edição do Encontro de Pesquisa em Música da UFPel consolida o EPMU como um espaço relevante para o debate sobre a produção de pesquisa em música no país, reunindo no mesmo evento desde trabalhos de graduação e iniciação científica até pesquisas em nível de mestrado e doutorado. A Comissão Organizadora já trabalha na preparação dos anais do evento, cujos artigos estão sendo produzidos pelos autores e devem ser submetidos até 30 de outubro.

O conteúdo completo do evento está disponível para acesso público no canal da Discoteca L.C. Vinholes no YouTube, disponível neste link.

O Encontro de Pesquisa em Música da UFPel é uma realização do CIMUS – Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais, em colaboração com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L.C. Vinholes. O evento conta ainda com o apoio institucional do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPEL).

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Publicado em 15/10/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, evento, Eventos, Música, Pesquisa.