Boletim Meteorológico aponta chuva e tempestades

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (06) indica que as tempestades do feriado se estenderão até a quarta-feira (08), provocando ventos entre 60 e 70 km/h com possibilidade de maiores rajadas nas áreas de tempestades severas.

De acordo com o boletim, para terça e quarta-feira os modelos numéricos indicam volumes de chuva acumulados acima de 100mm, ou seja, muito perto da média do mês. Esses volumes expressivos poderão provocar alagamentos e transbordamento de rios. O sistema de baixa pressão se converterá em um ciclone extratropical entre o sul do RS e o Uruguai, trazendo rajadas de vento intenso, acima de 50 km/h, na área de fronteira com o Uruguai, zona sul e litoral gaúcho.

A partir de quarta-feira à tarde e noite o tempo melhora no estado, com céu aberto na metade norte e muitas nuvens na metade sul. No domingo novas instabilidades poderão provocar chuvas no estado. As temperaturas serão amenas, com mínimas próximo a 10˚C e máximas próximas a 25˚C.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a tendência para a terceira semana de setembro, que é de tempo bom, com temperaturas relativamente baixas para a época, com mínimas perto de 7˚C e máximas de 25˚C. No decorrer da semana e final de semana, novas instabilidades poderão chegar ao estado.

Já a previsão climática para o trimestre setembro-outubro-novembro é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.