Boletim Meteorológico aponta semana agradável e chuvas no final de semana

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (30) indica que a semana será agradável, com previsão de pancadas de chuva no final de semana.

De acordo com o boletim, setembro começa com noites frias e tardes quentes. O vento norte deixa o estado sob temperaturas em elevação até quinta-feira, com mínimas próximas a 15˚C e máximas acima de 25˚C na maioria das regiões.

Na quinta-feira, um sistema de baixa pressão se forma no Uruguai deixando o tempo instável na área da fronteira com o Uruguai, com possibilidade de tempestades na metade sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira e sexta-feira.

Para o final de semana, o vento de sudeste deve trazer muita umidade do oceano Atlântico que, associada com instabilidades do oeste, pode gerar chuvas e tempestades para todo o Rio Grande do Sul. Como essas instabilidades possuem uma dinâmica e termodinâmica bastante complexas, o CPMet sugere observar-se a previsão diária do tempo para acompanhar a evolução dos fenômenos durante o final de semana.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a tendência para a semana do feriado da independência, que é de tempo instável devido ao fluxo de calor oriundo do Paraguai e norte da Argentina, que vão de encontro com a umidade do mar carregada do oceano por ventos de leste em baixos níveis.

Já a previsão climática para o trimestre setembro-outubro-novembro é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.