Boletim Meteorológico aponta fim de semana de tempo bom

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta semana indica que a chuva forte vai até quarta-feira (25) e o fim de semana será de tempo bom.

De acordo com o boletim, a última semana de agosto será de chuva forte até quarta-feira com tempestades, relâmpagos e vento acima de 50 km/h. As chuvas devem ocorrer em todo o estado com volumes significativos acima de 50mm de acumulação na semana, com variações dependendo da intensidade da tempestade.

A partir de quinta-feira, o tempo melhora com a presença do sol e temperaturas agradáveis, com mínimas próximas a 7˚C na zona sul e máximas na casa de 18 a 20˚C. O final de semana será agradável, de temperaturas amenas e em pequena elevação com a presença do sol em praticamente todas as regiões do RS.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a tendência para o início de setembro, que é de tempo bom com temperaturas amenas e tardes relativamente quentes. Algumas instabilidades poderão ocorrer ao longo da semana e final de semana.

A previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.